SAÚDE: 10 minutos por semana bastam para combater a Dengue, Chikungunya e Zika em casa

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O que você pode fazer para melhorar sua vida ou o bem estar de seus familiares, amigos e vizinhos em apenas dez minutos? O tempo pode até parecer pouco. Afinal, fazer o bem a quem amamos é uma tarefa que pode demandar um tempo maior do que dez minutos. Saiba, no entanto, que em apenas dez minutos, por semana, é possível evitar que muitas pessoas sofram com  Dengue, Chikungunya e Zika.

Analisando o clico de vida do mosquito transmissor, pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz, da Fiocruz, notaram que é preciso cerca de uma semana para uma larva se transformar em um mosquito adulto, capaz de espalhar as doenças pela cidade.

Sendo assim, basta que todos fiscalizem e limpem quintais, identifiquem e acabem com possíveis criadouros para evitar que o mosquito nasça.  Você vai precisar de apenas dez minutos por semana para realizar a vistoria na sua casa. Essa dinâmica é proposta pelos pesquisadores porque são nas residências que está a maioria dos focos do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, como explica a pesquisadora da Fiocruz, Dra. Denise Valle.

 TEC/SONORA: Denise Valle, pesquisadora da Fiocruz.

  “O mosquito é doméstico. Então, não adianta só o poder público fazer sua parte. A gente tem que trazer a co-responsabilidade dos cidadãos. Porque de cada dez criadouros, oito criadouros estão dentro das casas das pessoas.”

 LOC: O conceito da Fiocruz, de que em dez minutos por semana é possível vencer o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, foi colocado em prática no estado do Rio de Janeiro, em 2011, e teve resultados positivos. A pesquisadora da Fiocruz, Dra. Denise Valle, lembra que o engajamento da população na prática de limpar quintais uma vez por semana foi fundamental para diminuir a infestação do mosquito em várias cidades fluminenses.  

 TEC/SONORA: Denise Valle, pesquisadora da Fiocruz.

 “A gente conseguiu aumentar em três vezes, só com essa campanha de mobilização, o número de municípios no estado do Rio de Janeiro com índices aceitáveis de infestação, usando esse conceito de que, cada um, basta investir dez minutos por semana olhando seus espaços domésticos.”

 LOC: O conceito elaborado pelos pesquisadores da Fiocruz foi transformado em material informativo, com o nome “10 Minutos Contra a Dengue”. Ele foi distribuído entre a população dos municípios com maior infestação do mosquito transmissor no estado do Rio de Janeiro. Por meio dos impressos a população aprende a identificar possíveis focos e a evitar a proliferação do mosquito dentro de casa. Na internet é possível ter acesso e baixar de graça o material informativo “10 Minutos Contra a Dengue”. Basta digitar o endereço: ioc.fiocruz.br/dengue. Lembre-se: dez minutos por semana são suficientes para salvar vidas. Saiba mais em saude.gov.br/combateaedes. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.