RONDÔNIA: Estado tem redução de 76,9% de notificação de casos por Dengue, em relação ao mesmo período de 2016

Salvar imagem

LOC: A Dengue segue incomodando alguns lugares do país. Rondônia, por exemplo, é um dos estados que está conseguindo uma redução significativa em comparação com anos anteriores de combate ao mosquito. Em 2017, apesar do aumento de alguns locais que são considerados áreas de risco, conseguiu notificar menos casos das três doenças. O carro chefe da região, a Dengue, com 313 casos confirmados de acordo com o último levantamento da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia. Em 2016, o número, no mesmo período, era de 4371 casos confirmados.

Cidades como a capital, Porto Velho, Machadinho do Oeste, são exemplos que a diretora geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia, a médica Arlete Baldez, a Dengue não é a única doença que preocupa, Zika e Chikungunya também devem estar no radar da população.


TEC/SONORA
: Médica Arlete Baldez, diretora geral da AGEVISA.

 “A gente estava até esperando um aumento de Chikungunya, o Brasil inteiro estava em alerta, mas, aqui em Rondônia, não tivemos esse aumento. Aqui no estado, as incidências de casos de Zika e Chikungunya, são semelhantes à situação do ano passado, e Dengue uma queda com relação a 2016 .”

LOC: Os postos de saúde do estado conseguem realizar os testes para poder constatar qual é realmente a doença que o cidadão possui. Existe uma centralização dos testes, porém, como as patologias são muito parecidas, somente em uma clínica, o paciente consegue saber o que realmente está sentindo. Arlete também explica que, quando alguns dos sintomas se apresentarem em você, procure imediatamente uma unidade de saúde da sua região.


TEC/SONORA: Arlete Baldez, diretora geral da Agevisa

 “Qual é a nossa orientação? Qualquer pessoa que tenha febre e mais algum sintoma, como dor nas juntas, musculares, dores de cabeça, coceira no corpo, vermelhidão nos olhos, procure um centro de saúde mais próximo de sua região, para ser consultado e avaliado.”

LOC: Ações sociais e apelos à população são feitos constantemente. Portanto, mesmo que a sua cidade não esteja em estado de alerta ou risco, trabalhe conjuntamente com a prefeitura, fiscalizando sempre que possível. A ideia da Agevisa é que cada cidadão do estado de Rondônia faça uma faxina semanal, olhando os possíveis focos onde o mosquito possa se reproduzir.

 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.