Data de publicação: 24 de Novembro de 2017, 01:29h, Atualizado em: 17 de Julho de 2020, 18:30h
Novembro é mês de comemorações na capital pernambucana. Dia 25, sábado, é o Dia Nacional do Doador de Sangue. Na semana, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco, o Hemope, completa 40 anos. Ele foi o primeiro hemocentro do País. Como parte do calendário de ações, na segunda-feira, dia 20, o Hemope vai homenagear, com certificados e broches, os doadores de sangue que completaram de 25 a 100 doações. São mais de 400 pessoas. Uma delas é Cássia Regina, moradora de Jaboatão. A enfermeira, de 59 anos, trabalha no Hemope há 35 anos e já completou 86 doações, consagrando-se como uma das maiores doadoras de Pernambuco. Cássia fala da importância de doar sangue.
“A participação é importante por causa da falta. Primeiro de tudo. Segundo, as pessoas que têm boa saúde, que não estão fazendo uso de medicação nenhuma, que altere a doação de sangue ou que altere o resultado laboratorial, devem doar. Devem porque é saudável. A doação de sangue é saudável. Não emagrece, não engorda, não vai fazer falta ao organismo da pessoa. Pelo contrario, vai se sentir renovado. Você vai fazer uma transformação, uma mudança. Você vai se sentir de bem com a vida.”
Aproveite a oportunidade e colabore a favor da vida. São 15 minutinhos do seu dia que pode salvar a vida de alguém. A supervisora de captação do Hemope, Josinete Gomes, explica sobre a importância da doação de sangue regular.
“A gente precisa lembrar a você, que está nos ouvindo, da importância de que sangue não se fabrica. Se as pessoas não vêm, pode faltar pra atender alguém. A gente sempre lembra as pessoas que nos feriados de fim de ano, quando têm muitas festas, as pessoas esquecem que a gente precisa garantir estoque pras emergências, pras cirurgias que vão acontecer nesse período. Só podemos garantir tudo isso com a presença do doador no hemocentro. A sua importância é exatamente em ajudar garantir a manter todo o estoque pra atender a quem precisa. Esse gesto de solidariedade, de amor desprendido, principalmente. Porque a gente não sabe pra quem a gente doa, mas com certeza vai fazer muito bem a vida de outra pessoa.”
Quer participar também? O Hemope está localizado atrás do Hospital da Restauração, na Rua Joaquim Nabuco. Atende de segunda a sábado, das sete e quinze da manhã às seis e meia da tarde. O telefone para contato é 3181-5400. Repetindo: 3181-5400. Dá uma passadinha lá, é rapidinho. Para doar sangue é preciso estar bem de saúde, pesar mais de 50 quilos e ter de 16 a 69 anos. Menores de 18 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.