Data de publicação: 26 de Julho de 2017, 01:40h
Iniciativa tem por objetivo garantir e melhorar indicadores sociais que beneficiem crianças e adolescentes
LOC: A jovem Thaynara Lima, de 18 anos, conhece seus direitos como adolescente e exerce seu papel de cidadã no município de Frei Paulo. Desde os 16 anos, a estudante do 3º ano do ensino médio participa como moderadora do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, espaço que debate sobre diversos temas relacionados às crianças e adolescentes. O NUCA é uma das ações apoiadas pelo Selo UNICEF, iniciativa que estimula os municípios a implementarem políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. Na visão de Thaynara, o mais importante é que as crianças e adolescentes sejam protagonistas, seja qual for a idade.
TEC./SONORA: Thaynara Lima, estudante.
“Eu como adolescente, hoje eu posso dizer que você criança e adolescente que está em casa, que está na rua brincando, sua voz pode ser ouvida. É só você querer, é só você participar dos programas sociais da Secretaria de Assistência Social da sua cidade”.
LOC.: Em Sergipe, oito municípios foram premiados com o Selo UNICEF Município Aprovado na última edição por garantir e melhorar indicadores sociais que beneficiam as vidas de crianças e adolescentes. A articuladora Meire Maciel, responsável por coordenar as ações do Selo em Frei Paulo, conta que os jovens da cidade se mobilizaram, utilizando inclusive uma emissora de rádio da cidade para divulgar o projeto.
TEC./SONORA: Meire Maciel, articuladora.
“Posso lhe dizer que o que mais estive à frente e que eu tive muito, muito êxito foi a questão da mobilização dos jovens. Os jovens vestiram a camisa desse projeto.”
LOC: Dados da entidade apontam que dos 16 municípios sergipanos que participaram da última edição, 15 municípios criaram o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes. Além disso, 12 cidades realizaram ações de prevenção contra o Aedes aegypti envolvendo os NUCAs. Nesta edição, 49 cidades do estado podem participar da metodologia. As inscrições para a edição 2017-2020 do Selo UNICEF estão abertas e podem ser feitas até 31 de julho. Os documentos para a inscrição podem ser acessados em selounicef.org.br.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev