PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
LOC.: Até o final da tarde da última terça-feira (21), 12 pessoas já haviam sido confirmadas com febre amarela em Poté. De acordo com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, 40 casos ainda permanecem em investigação na cidade e cinco pessoas morreram por causa da doença. É por isso que os moradores não podem relaxar em relação à vacinação, que é a única forma realmente eficaz de garantir que a doença não se espalhe.
De acordo com estimativa da secretaria de Saúde de Poté, foram aplicadas nove mil doses da vacina nos moradores. A estimativa é de que, até agora, cerca de 95% da população já esteja protegida contra o vírus.
Seu Carlos Sampaio, de 63 anos de idade, entra na conta dos moradores que já foram vacinados. Ele é dono do restaurante Palmeiras, que fica no centro da cidade, na Praça Frei Gaspar, 380. Logo que os casos de febre amarela começaram a ser confirmados na cidade, no mês passado, ele procurou orientação médica e tratou de se vacinar. Ele foi até a Policlínica para garantir que estava protegido do vírus.
TEC./SONORA: Carlos Sampaio, dono de restaurante.
“Aqui, em Poté, a cidade toda se vacinou. Inclusive o município, as roças. O pessoal aqui pegou pesado. Eu tomei uma quando eu morava no Pará, há 35 anos atrás. E agora tomei outra há um mês atrás. Porque a morte não tem vez para chegar, não é? E a febre amarela mata. Então é isso. Tem que correr para os postos de saúde o mais rápido possível.”
LOC.: Por isso, fique atento às recomendações do Ministério da Saúde. As crianças devem receber duas doses vacina. A primeira, ainda bebêzinhas, aos nove meses e, depois, aos quatro anos de idade. Desse jeito, ela já fica protegida para o resto da vida. Agora, se você não tomou as doses quando era criança, não tem problema. É só procurar o postinho de saúde mais próximo da sua casa para ser imunizado. Nesses casos, o reforço da vacina acontece dez anos depois da primeira dose.
O subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde da secretaria de Saúde de Minas Gerais, Rodrigo Said, lembra que é muito importante se atentar aos sintomas da febre amarela e não demorar para procurar um médico em casos de suspeita.
TEC./SONORA: Rodrigo Said, subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde da secretaria de estado de Saúde de Minas Gerais.
“O paciente que apresentar febre com o que a gente chama de icterícia ou amarelão – que é mais comum a gente chamar - ou sangramento, associados à dor muscular, a uma dor abdominal, a dores de cabeça... Qualquer pessoa, no caso de aparecimento desse quadro, deve procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência para procurar o atendimento médico necessário. A febre amarela é uma doença grave que não deve ser tratada nem medicada no domicílio. A pessoa precisa de orientação médica.”
LOC.: Se você mora em Poté ou está de passagem e ainda não tomou a vacina, pode procurar a Policlínica que aplica a imunização de segunda a sexta-feira, no bairro Maristela, bem pertinho do centro da cidade. Você também pode procurar alguma das sete unidades básicas de saúde que oferecem a vacina às terças e quartas-feiras. Para mais informações sobre vacinação e sobre como se prevenir da febre amarela, acesse o portal do Ministério da Saúde na internet: www.saude.gov.br. Ministério da Saúde. Governo Federal.
PUBLICIDADE
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2025 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev
PUBLICIDADE