PE: Estado conta com apoio dos governos do Reino Unido, Japão e Canadá para combater doenças associadas ao Zika

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Pernambuco e Bahia vão ter ajuda internacional para combater doenças associadas ao Zika. A partir de agora os governos do Reino Unido, Japão e Canadá vão ajudar o Brasil em uma campanha lançada pela ONU. O Zika é conhecido por causar microcefalia em bebês de mães infectadas pelo mosquito transmissor da virose. No entanto, pesquisadores descobriram que a microcefalia não é a única consequência da infecção pelo vírus na gravidez e o quadro passou a ser chamado de Síndrome Congênita do Zika, como explica o coordenador de controle de microcefalia da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Jadson Galindo.

TEC/SONORA: Jadson Galindo,  coordenador de controle de microcefalia da Secretaria Estadual de Saúde de PE

“No Estado de Pernambuco, cerca de 20% dos bebês não tem microcefalia como um achado clínico principal, mas tem alteração do sistema nervoso e tem alterações de imagem, tomográficas e ultrassonográficas. Isto fez com que nós pudéssemos confirmar que a Síndrome Congênita do Zika causa alterações do sistema nervoso. Não só a microcefalia como achado principal mas outras alterações do sistema nervoso que podem comprometer o desenvolvimento neuropsicomotor da criança até o quinto ano de vida."

LOC: Segundo a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social de Pernambuco, até outubro de 2016, dos 392 casos confirmados de bebês com microcefalia no estado, 223 são filhos de famílias vinculadas ao Cadastro Único de benefícios sociais. Cerca de 70% das mães dessas crianças são jovens de 14 a 29 anos e 77% são negras. Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, acesse o site saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.