Operação da PF prende 24 pessoas suspeitas de tráfico no Galeão

Grupo criminoso usava nome de passageiros aleatórios para despachar drogas para a Europa

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Uma operação realizada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta terça-feira (19) prendeu 24 pessoas suspeitas de operar um esquema de tráfico internacional de drogas no aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro.

Quadrilha era formada por funcionários de empresas aéreas, aeroporto, terceirizados e da Receita Federal

As investigações da operação batizada de “Rush” começaram após a PF interceptar uma mala despachada no Rio de Janeiro com destino a Amsterdã. No entanto, a bagagem estava em nome de um casal que viajava para Salvador. Ao retornar para o aeroporto do Galeão e passar pelo equipamento de raio x, a Polícia encontrou cerca de 37 de quilos de cocaína na mala.

O grupo imprimia passagens com o nome de passageiros aleatórios, colocava drogas nas bagagens e despachava rumo a destinos internacionais, principalmente países da Europa.
Além do tráfico de drogas, os criminosos são acusados de contrabando, liberando malas que vinham, em geral, com roupas e eletrônicos sem taxação.

Foram expedidos, ao todo, 36 mandados de prisão e um de condução coercitiva contra funcionários do aeroporto, empresas aéreas, terceirizados e agentes da Receita Federal. A Polícia Federal afirma que esta é a maior operação feita no Galeão este ano.

Reportagem, Raphael Costa

Receba nossos conteúdos em primeira mão.