O TEMPO E A TEMPERATURA: Sudeste terá sexta (5) de tempo seco e temperaturas amenas

Massa de ar seco mantém o predomínio do sol no interior, enquanto áreas litorâneas podem registrar chuva isolada.

  • Repórter
  • Data de publicação:
  • Atualizado em:
Brasil 61

Seu navegador não suporta áudio HTML5

Áudio (44s)


Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Região Sudeste terá uma sexta-feira (5) com tempo seco e estável na maior parte do território.

Em grande parte de São Paulo, do centro-oeste de Minas Gerais e do Triângulo Mineiro segue sob a influência de uma massa de ar seco, o que inibe a formação de nuvens e garante um dia ensolarado, com chuvas abaixo ou próximas da média histórica.

Em contrapartida, as áreas litorâneas e a faixa leste da região, que incluem o Rio de Janeiro, Espírito Santo e o leste mineiro, podem registrar maior variação de nebulosidade e pancadas ocasionais de chuva isolada devido à umidade vinda do oceano.

Entre as capitais, mínima de 10ºC em São Paulo. A máxima deve chegar a 25ºC em Vitória. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
 

5 motivos para acompanhar as previsões do tempo

  • Agricultura: garantia de uma boa colheita;
  • Marinha: proteção de marinheiros, navios e passageiros;
  • Aeronáutica: segurança de pilotos, aeronaves e passageiros;
  • Pesca: condições favoráveis e seguras para a atividade;
  • Turismo: garantia de passeios e viagens tranquilas e agradáveis.
  •  

Importância das observações meteorológicas no INMET

As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).