NUTRIÇÃO: Novo guia alimentar recomenda refeições preparadas na hora

O novo Guia Alimentar para a População Brasileira é dirigido às famílias, à profissionais de saúde, educadores, agentes comunitários e outros trabalhadores envolvidos com promoção da saúde.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio – 02'22''

REPÓRTER: A professora Roberta Maia sempre está atenta à boa alimentação. Roberta conta que só escolhe restaurantes que ofereçam variedades saudáveis no cardápio.

SONORA: professora - Roberta Maia

"Para comer fora eu tenho que comer num restaurante que eu posso escolher uma carne magra ou que tenha grelhados.Acho importante a questão também de estar fresco, porque às vezes tem que comer em algum lugar e as coisas estarem velhas. É importante sim".

REPÓRTER:Dar preferência aos locais que oferecem refeições feitas na hora é uma das recomendações donovo Guia Alimentar para a População Brasileira, lançado nesta semana pelo Ministério da Saúde. A nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família do município de Belo Horizonte, Michele Cristina do Carmo, explica que os alimentos podem perder o valor nutricional dependendo do tempo de preparo.

SONORA: nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família do município de Belo Horizonte -Michele Cristina do Carmo

"O tempo de preparo de um alimento é um importante aliado da alimentação saudável, porque depois de um que esse alimento é preparado, algumas vitaminas se perdem, deixando esse alimento mais pobre então em nutrientes. Quanto menos tempo de preparo essa refeição tiver, mais saudável ela vai ser. Quanto mais variada a nossa refeição, mais nutrientes a gente vai consumir".

REPÓRTER: A nutricionista, Érica Rodrigues Silva, destaca ainda que as pessoas que fazem as refeições fora de casa devem dar preferência para locais que ofereçam variedade de alimentos saudáveis.

"A comida à quilo ela acaba se tornando uma boa opção e o ideal é que seja uma comida à quilo que proporcione variedades. Que tenha várias opções de saladas, legumes, e que tenha opção também do arroz, do feijão, da carne de preferencias grelhadas, magras, evitando frituras. A gente realmente tem que procurar um local que consiga proporcionar isso para os clientes".

REPÓRTER: O novo Guia Alimentar para a População Brasileira é dirigido às famílias, à profissionais de saúde, educadores, agentes comunitários e outros trabalhadores envolvidos com promoção da saúde. A versão impressa do documento, com 151 páginas ilustradas, pode ser encontrada nas unidades de saúde de todo o país. Já a versão digital está disponível no portal do Ministério da Saúde. O endereço é: www.saude.gov.br

Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.