Foto: Orlando Brito
Foto: Orlando Brito

No Congresso, cena inusitada de um tema recorrente: a mineração em terras indígenas

Nesta terça-feira, discutia-se na Câmara dos Deputados, em sessão remota, três Projetos de Lei que propõem mudanças na exploração em terras indígenas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Nessa terça-feira, as atenções da mídia estavam voltadas para o depoimento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na CPI do Senado. Mas enquanto isso, discutia-se na Câmara dos Deputados, em sessão remota, três Projetos de Lei que propõem mudanças na exploração em terras indígenas. Se aprovados, irão ditar novas regras para a mineração e garimpo. 

E foi justamente por esta razão que em torno de 50 índios de 10 etnias de várias regiões do Brasil vieram à Capital buscar apoio dos parlamentares ambientalistas contra a votação das medidas. O grupo liderado pelo cacique Kretã Kaingang, então, fez um protesto bem surpreendente: ocupou a superfície superior do edifício do Congresso, área nunca permitida para protestos.

Os guardas e agentes de segurança das duas Casas do Parlamento foram apanhados de surpresa. Para o bem de todos, não houve conflito de armas de fogo contra flechas e tacapes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.