Data de publicação: 27 de Dezembro de 2016, 01:15h, Atualizado em: 17 de Julho de 2020, 18:31h
LOC: Segundo o levantamento realizado anualmente pelo Ministério da Saúde para verificar o nível de infestação dos municípios brasileiros pelo mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, a cidade de Niterói está em nível de alerta de infestação há quatro anos consecutivos. Em 2013, o índice foi de 1,2, no ano seguinte foi de 1,5, em 2015 foi de 1,1 e fechou esse ano com índice 1, no limite entre alerta e situação satisfatória. De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde do estado, Alexandre Chieppe, o fato da população ainda ser suscetível à doenças como Zika e Chikungunya fortalece o aparecimento do mosquito e que, por isso, é preciso reorganizar toda a rede de atendimento de saúde.
TEC/SONORA: Alexandre Chieppe, subsecretário de Vigilância em Saúde do estado
“Diante da entrada de um vírus novo e de uma população suscetível, as chances de termos epidemias em alguns municípios é significativa. E para isso é importante que organizemos a rede assistencial. Estamos finalizando, junto com a Fiocruz, um protocolo de atendimento integrado das três doenças, para poder facilitar o manejo das pessoas com os principais sintomas de Dengue, Zika e Chikungunya já na porta de entrada, ou na emergência ou na atenção básica.”
LOC: Por não conseguir sair da situação de alerta, o subsecretário garante que nos próximos meses, Niterói estará dentro dos municípios que receberão assistência direta do governo estadual na luta contra o mosquito. Ele ressalta que essas ações serão decisivas se a população também fizer a sua parte.
TEC/SONORA: Alexandre Chieppe, subsecretário de Vigilância em Saúde do estado
“E agora nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, começam as ações de mobilização junto com as prefeituras de alguns municípios. Então são montadas estruturas, recolhimento de objetos inservíveis, de vistoria nas residências. Mais do que identificar foco, a ideia é mostrar para a população que cada um deve fazer a sua parte.”
LOC: Falta pouco para Niterói deixar de ser um município em estado de alerta para infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Quer saber como fazer para ajudar? Acesse saude.gov.br/combateaedes e confira as dicas para evitar criadouros do mosquito na sua residência. Ministério da Saúde, Governo Federal.