MUTIRÃO: Judiciário fará conciliação em Varas de Família

O mutirão será realizado nesta sexta– feira, 10, das oito da manhã às duas da tarde, no Fórum Cível da Capital, com a parceria do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec)

Salvar imagem

Tempo de áudio –

REPÓRTER: A professora Ana Amélia participou, em 2016, de uma audiência de conciliação em uma das Varas de Família da capital e ressalta como foi bom resolver tudo por meio de um acordo.
 
SONORA: Professora Ana Amélia
 
“É um serviço bom, um mutirão muito bom, porque tem muito processo parado. Aqui, quando eu cheguei, foi rápido, entramos num acordo, mas foi rápido”.
 
REPÓRTER: O primeiro mutirão deste ano envolvendo as oito Varas de Família de Belém, agendou cerca de 100 audiências de conciliação para esta sexta-feira, 10, no Fórum Cível da Capital. O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) pretende solucionar em um só dia processos de divórcio, união estável, guarda de filhos e alimentos. A coordenadora do Cejusc Varas de Família, juíza Margui Bittencourt, destaca que o acordo é sempre a melhor alternativa.
 
SONORA: Juíza Margui Bittencourt.
 
 “O acordo é sempre a melhor saída, porque ambos saem satisfeitos e, com certeza, para eles é bem melhor”.
 
REPÓRTER: As pessoas com ações judiciais de família, que tramitam nas Varas de Belém, com interesse em conciliar, podem solicitar à secretaria da Vara que encaminhe o processo ao Cejusc para que seja incluído nos próximos mutirões. A Mediadora do Cejusc, Socorro Barros, explica como funciona a convocação para a audiência.
 
SONORA: Mediadora  Socorro Barros
 
“Para isso é importante as pessoas estarem com os seus endereços atualizados, porque nós vamos mandar uma notificação para a residência, então é necessário que a pessoa esteja com seu endereço atualizado e, chegando aqui, eles vão ter a ajuda de um conciliador para buscar uma solução que seja boa para as duas partes”.
 
REPÓRTER:  A força tarefa contará com participação de juiz, promotor, defensor público, conciliadores voluntários, servidores, equipe técnica e terceirizados.  O mutirão será realizado nesta sexta– feira, 10, das oito da manhã às duas da tarde, no Fórum Cível da Capital, com a parceria do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), unidade articuladora de todos Cejuscs, nos termos da resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
 
Reportagem, Storni Jr.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.