MONTES CLAROS (MG): Cidade está atenta quanto ao combate à febre amarela

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Mesmo sem casos confirmados de febre amarela em seres humanos, Montes Claros continua na luta contra a doença, que preocupa as populações do leste do estado, como nas regiões de Governador Valadares, Diamantina, Manhumirim, Teófilo Otoni e Coronel Fabriciano. Em Montes Claros, o trabalho de vacinação contra doença tem alcançado índices bastante satisfatórios, segundo autoridades de saúde locais. De acordo com a secretaria municipal de saúde, praticamente 100% dos moradores da zona rural já foram vacinados. Essa população é a que está mais vulnerável a doença, já que o tipo de febre amarela que tem preocupado os mineiros é a silvestre, transmitida por um mosquito que vive em áreas de mata. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde de Montes Claros, Josiane Dias, conta que Montes Claros e Bocaiuva confirmaram a morte de dois macacos. No entanto, ela alerta que o poder público está atento e promovendo todas as ações para conter um avanço da doença.

TEC./SONORA: Josiane Dias, coordenadora de vigilância epidemiológica da regional de saúde de Montes Claros.

“Mas antes mesmo da confirmação, as ações de prevenção e de intensificação da vacina e de avaliação desse perfil epidemiológico no município, ele estava sendo realizado. Então, a gente não aguarda esse resultado chegar para que as ações sejam implementadas, elas são previamente implementadas.”

LOC.: O empresário Bruno Rever Augusto, morador do bairro Vila Brasília, tomou uma dose da vacina há menos de um mês. O empresário conta que precisa viajar constantemente para outras regiões do estado e, por isso, decidiu se livrar de qualquer risco de contrair a doença.

TEC./SONORA: Bruno Rever Augusto, empresário.

“Eu tomei a vacina da febre amarela, porque eu viajo muito, principalmente para aquela região do Vale do Rio Doce e aí, como eu fiquei sabendo que está tendo infestação, eu resolvi tomar para não contrair a doença. Então é melhor tomar, se prevenir.”

LOC.: A principal estratégia de combate a doença é a vacinação. O Ministério da Saúde orienta duas doses da vacina para se proteger da febre amarela por toda a vida. Quem já tomou as duas doses, não tem necessidade de tomar a terceira. Para mais informações sobre a doença, acesse www.saude.gov.br. 

 


 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.