MINUTO DA SAÚDE: Saiba como melhor repelir mosquito transmissor da Dengue dentro de casa

Nos casos de epidemia verticalizada, mais de 70% dos casos são mulheres

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Você sabia que o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya pica, normalmente, as vítimas dentro de casa? Então é preciso tomar muito cuidado! Além de manter o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros em qualquer lugar que possa juntar água parada, é importante manter uma série de outros cuidados. O diretor de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do DF, Divino Valero, explica quais são essas medidas.

TEC/SONORA: Divino Valero, diretor de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde
“Basta você abrir as cortinas todos os dias de manhã para ventilar a casa. O mosquito adulto, dentro de casa, fica na cozinha, na sala, atrás de guarda-roupa, debaixo do fogão. Tanto é verdade, que nos casos de epidemia verticalizada, mais de 70% dos casos são mulheres. Dentro de casa, os mosquitos necessitam de sangue para completar um processo de hematofogismo, ou seja, tem uma proteína no sangue humano que ajuda no processo de maturação os ovos. Como estes mosquitos tem fotofobia é natural que eles fiquem nos locais mais sombreados do imóvel, que é a sala, cozinha, banheiro e quartos. Então, o que a gente recomenda para a dona de casa? Abrir as janelas, ventilar o ambiente, bater as camas, os forros, usam até um Bom Ar, não como repelência, mas para afugentar estes mosquitos adultos de dentro de casa, colocando para fora do ambiente. Isto é o que vai garantir que minimize da melhor forma, o risco de contaminação.”

LOC: Para saber mais sobre as formas de combate ao mosquito da Dengue, Chikungunya e Zika, acesse o site saude.gov.br/combateaedes.

Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.