Data de publicação: 09 de Maio de 2017, 00:06h
LOC: Segundo especialistas, o principal sintoma da Tuberculose é a tosse. O escarro, eliminado ao tossir, é o material coletado para que a doença seja diagnosticada. Você sabe a diferença entre o escarro e a saliva? A consultora técnica do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde, Fernanda Dockhorn, esclarece as dúvidas.
TEC/SONORA: Fernanda Dockhorn, consultora técnica do Programa de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde.
“O escarro é secreção pulmonar, não é a saliva. Por isso é importante a pessoa inspirar profundamente para estimular a tosse brônquica, que vem dos pulmões, para eliminar a secreção pulmonar. Tem pessoas que colhem a saliva. Nós fazemos o exame, mas não é o adequado. Tem que colher do pulmão, que é o catarro pulmonar mesmo, que todo mundo tem geralmente na parte da manhã, você tem só que colher. A maioria das pessoas tem e só pigarram, não colocam para fora. Então, o importante é a pessoa colher esse catarro para fazer o diagnóstico da Tuberculose. ”
LOC: É no escarro que se diagnostica a Tuberculose. Uma vez com a doença é muito importante que a pessoa inicie o tratamento o mais rápido possível. Para mais informações, acesse saude.gov.br.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev