MINUTO DA SAÚDE: Profissionais de saúde podem identificar e auxiliar pacientes no diagnóstico da Tuberculose

Salvar imagem

TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE

 

LOC:  O diagnóstico da Tuberculose pode ser muitas vezes demorado porque os pacientes não valorizam os sintomas. Isso se deve ao fato de ser uma doença com sintomas simples, que se confundem aos de uma gripe ou virose. É importante que profissionais de saúde estejam atentos. Caso diagnostiquem a Tuberculose, devem iniciar imediatamente o tratamento, para que a doença não se prolifere para aqueles mais próximos da pessoa.

De acordo com Carla Jarczewski, coordenadora Estadual do Programa de Controle da Tuberculose no Estado do Rio Grande do Sul, esses profissionais precisam se engajar para encaminhar pacientes com Tuberculose a se tratarem na rede de saúde mais próxima.

 

TEC/SONORA: Carla Jarczewski, coordenadora Estadual do Programa de Controle da Tuberculose no Estado do Rio Grande do Sul.

 

“A gente tenta convencer as equipes de que, independente do motivo de que seja procurada a rede única de saúde, sempre seja pensado em solicitar exames para a investigação de Tuberculose em pacientes que apresentem tosse. Qualquer profissional pode solicitar uma baciloscopia de escarro, qualquer profissional da atenção primária, atenção secundária ou terciária, e tentar diagnosticar essas pessoas. A gente costuma trabalhar com o jargão que a melhor prevenção da Tuberculose é a cura, ou seja, curar esses pacientes diagnosticados para evitar que a doença continue na comunidade.”

 

LOC: Para mais informações, acesse: saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal. 

 

 

TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE

 

 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.