Data de publicação: 12 de Abril de 2017, 00:19h
LOC: Este ano no Brasil, já foram notificados mais de dez mil casos de Chikungunya, 50 mil de Dengue e quase 1.600 notificações de Zika. As doenças possuem sintomas muito parecidos, mas existem algumas diferenças. Para esclarecer as diferenças e a melhor atitude a tomar em caso de algum sintoma, o médico infectologista e pesquisador da Fiocruz, André Siqueira, esclarece suas dúvidas.
TEC/SONORA: André Siqueira, médico Infectologista e pesquisador da Fiocruz.
“A Dengue geralmente tem mais dor no corpo, dor muscular, como se a pessoa tivesse muito cansada. A Zika tem a questão da coceira e a Chikungunya tem uma febre alta, também, mas as dores são mais nas articulações, nas juntas. Mas, muitas vezes, é difícil diferenciar uma da outra porque tem uma interposição, uma semelhança entre elas difícil de ver. O ideal é fazer os exames laboratoriais, mas nem sempre são possíveis, então, pensando em qualquer uma dessas doenças, o ideal é procurar serviço de saúde.”
LOC: Não esqueça de que a melhor forma de evitar a Chikungunya, Dengue ou Zika é a prevenção. Não deixe de fazer sua parte na eliminação dos criadouros para que os números de casos no país parem de aumentar. Para mais informações sobre o mosquito acesse: www.saude.gov.br/combateaedes.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev