MICROCEFALIA: Ministério da Saúde confirma 1.168 casos em todo o país

   

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER:  A microcefalia é uma doença que continua preocupando o dia a dia das grávidas do Brasil. Segundo o boletim divulgado nesta quarta-feira (20) pelo Ministério da Saúde, até o dia 16 de abril, foram confirmados no país mil 168 casos da doença, um aumento de 53 ocorrências em relação à semana passada. Apesar da alta, houve uma diminuição de novas confirmações em relação ao boletim publicado no dia 12, quando haviam sido registrados 169 novos casos.
 
A microcefalia em recém-nascidos pode ser causada pelo vírus Zika, que é transmitido pelo Aedes aegypti. O mosquito também o responsável pela dengue e pela febre chikungunya.
 
Os dados do governo federal também mostram que mais de dois mil casos em todo o país foram descartados por não se enquadrarem nas características da doença. Desde outubro de 2015, foram notificados mais de sete mil casos de microcefalia no território nacional. Desses, quase quatro mil continuam sob investigação.
 
As confirmações aconteceram em 428 municípios de 21 estados, além do Distrito Federal. Pernambuco ainda é o que registra o maior número de confirmações de microcefalia, com 333 casos. Em seguida está a Bahia, com 219 confirmações. A Paraíba continua em terceiro lugar, com 109 casos.
 

 

 

Para saber mais sobre a microcefalia e as doenças transmitidas pelo mosquito, acesse o site: combateaedes.saude.gov.br

Receba nossos conteúdos em primeira mão.