MELHORIAS NO SUS: Cidadãos são beneficiados com economia feita no primeiro ano de gestão

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Economia superior a três bilhões de reais, expansão do público de seis vacinas e Prontuário Eletrônico para todos os brasileiros. Estes são alguns dos resultados de um ano de governo da atual gestão do Ministério da Saúde. Mas qual o benefício para o cidadão? Nós conversamos com profissionais e usuários do SUS. A Edna Silva é gestora do Centro de Reabilitação de Campina Grande. A unidade recebeu recursos para atender 1,6 mil pessoas de toda a Paraíba. O que eles tratavam em um mês, hoje tratam em um dia.

SONORA: Edna Silva, gestora do CER de Campina Grande.

“Hoje, diariamente, nós recebemos cerca de 350, 400 pessoas. Como conseguiríamos agregar, conseguir recepcionar essas pessoas tratadas em três salas? Não teria possibilidades. Não seria um serviço com qualidade”.

REPÓRTER: Em outro estado do País, o seu Estevão Matos se recupera de uma cirurgia ortopédica na Santa Casa de Campo Grande. Depois de uma queda, ele foi socorrido pelo Samu e fez a cirurgia no mesmo dia. Isso só foi possível porque agora a Santa Casa trabalha com uma equipe a mais no setor de Traumatologia. Recursos do Ministério da Saúde permitiram a contratação de um cirurgião extra e o número de cirurgias aumentou 26% em comparação com o ano passado. O seu Estevão agradece essa agilidade.

SONORA: Estevão Matos, porteiro.

“Imaginou se eu, por exemplo, tenho que ficar 15, 20 dias? Seria difícil, né. Mas foi rápido. Achei que foi até rápido. Cheguei, não teve problema nenhum, foi rapidão”.

REPÓRTER: Também tem usuário do SUS contente na Bahia. O Ministério da Saúde habilitou o serviço de radioterapia no Hospital das Obras da Irmã Dulce, em Salvador. A líder da oncologia, Ana Lívia Costa, explica a importância disso para os pacientes.

SONORA: Ana Lídia, líder da oncologia do Hospital das Obras da Irmã Dulce

“Anteriormente os pacientes viam pra cá fazer consulta oncológica e a gente encaminhava para radioterapia em outra instituição. Hoje não. Hoje ele faz todo o tratamento, o tratamento integral para o câncer, aqui nas Obras”.

REPÓRTER: Para conhecer estes e outros resultados da atual gestão do Ministério da Saúde, acesse www.saude.gov.br.

Reportagem, Erika Braz.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.