Data de publicação: 22 de Novembro de 2017, 00:37h, Atualizado em: 17 de Julho de 2020, 18:31h
Responsável por captar e armazenar o sangue doado pela população do Mato Grosso do Sul, a Rede Hemosul está à disposição para atender os doadores no estado. As unidades do órgão nas cidades de Dourados, Pontaporã, Corumbá, Três Lagoas, Paranaíba, além das três localizadas em Campo Grande, realizam a coleta de sangue da população sul-mato-grossense. Mato Grosso do Sul faz fronteira com o Paraguai e com a Bolívia e conta com bases do Hemosul nessas regiões. A gerente técnica da rede Hemosul, Marina Torres, fala sobre o trabalho desenvolvido nesses locais.
“O Hemosul possui 12 serviços, incluindo o hemocentro coordenador. Em que, dentre esses, nós temos dois serviços que ficam em regiões de fronteira, em Corumbá, que nós fazemos fronteira com a Bolívia, e Pontaporã, que faz fronteira com o Paraguai. São municípios estratégicos em que há a necessidade, realmente, de acordo com o Ministério da Saúde, de ter pontos de atendimento e fornecimento de sangue. E os outros núcleos hemoterápicos, eles são localizados em pontos estratégicos para atender a sua área de abrangência.”
O Hemosul atua em 64 hospitais em todo Mato Grosso do Sul. Segundo Marina, são realizadas, em média, seis mil doações de sangue por mês no estado. E essas doações ajudaram a melhorar a qualidade de vida da dona de casa Lia Maria Figueiredo, de 34 anos, mãe de dois filhos e moradora do Bairro Oliveira Três, em Campo Grande. Diagnosticada em 2010 com púrpura, uma doença que diminui o número de plaquetas no sangue, ela passou sete anos fazendo tratamento. Ela é grata a todos os doadores, que mesmo sem saber, foram responsáveis por uma grande mudança em sua vida e incentiva toda a população a doar sangue e ajudar o próximo.
“São muito boas essas doações, porque eu já estava ali sem vida, e ai só foi tomar o sangue dessas pessoas que me reviveu. Mas, ai, agora eu estou aqui hoje para contar esse testemunho para as pessoas. Tem muitas pessoas no mundo que a gente nem sabe, nem conhece, que precisam do nosso sangue. Muitas das vezes a gente tem sangue para doar e a gente não vai porque tem preguiça, ou porque tem outra coisa para fazer e tem muitas pessoas que estão lá necessitadas do nosso sangue.”
Você mora no Mato Grosso do Sul e vai ficar ai parado? Corre. Alguém pode estar precisando de você para sobreviver. O Hemocentro Coordenador do da Rede Hemosul, em Campo Grande, está localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, número 1304, no centro da cidade. Abre de segunda a sexta e funciona das sete da manhã às cinco da tarde. O telefone para contato é 3312-1500. Repetindo: 3312-1500. Para ser um doador de sangue é necessário ter de 16 a 69 anos. Menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis. Doe sangue e ajude a salvar vidas. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.