MACEIÓ (AL): Drone vira arma de combate ao mosquito da Dengue, na capital

Na capital, Ouro Preto e Canaã são alguns dos bairros que mais sofrem com a infestação do mosquito

Salvar imagem

LOC: A equipe de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, de Maceió, ganhou uma nova arma. Um drone está sendo usado para identificar focos do mosquito nos bairros da cidade. Como o equipamento é capaz de voar por controle remoto, a ideia é encontrar possíveis criadouros em lugares de difícil acesso, como explica a Coordenadora de Controle de Vetores da Capital, Carmem Samico.

TEC/SONORA: Carmem Samico, Coordenadora de Controle de Vetores

“Especialmente nos reservatórios elevados onde não conseguimos alcançar. Por exemplo, as caixas d’água. Além dos imóveis abandonados que não conseguimos adentrar. E através dessas imagens de cima nós conseguimos identificar locais que de baixo não tem possibilidade. E muitas vezes podem ser grandes focos do mosquito.”

LOC: À medida que o drone sobrevoa Maceió, a equipe de combate acompanha as imagens transmitidas pelo equipamento e faz um mapeamento da área afetada. Os agentes vão até onde foram localizados os focos e eliminam o criadouro. A balconista Adelma da Silva, de 29 anos, mora no bairro Benedito Bento. Ela adorou a ideia de usar o drone no combate ao mosquito.

TEC/SONORA:
Adelma da Silva, moradora do Bairro Benedito Bento.

“É bom porque muitos lugares são de difícil acesso e não dá para ver debaixo. E com o drone é possível ver onde a visão não alcança.”

LOC: Em Maceió, só em 2016, mais de setecentas e trinta pessoas tiveram Dengue e outras novecentas e cinquenta e quatro foram infectadas com Chikungunya. Na capital, Ouro Preto e Canaã são alguns dos bairros que mais sofrem com a infestação do mosquito. Para fazer a denúncia de algum criadouro ou tirar dúvidas sobre as doenças que o mosquito transmite, ligue no Disque Dengue. O número é 3315-5360. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes.
 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.