JUDICIÁRIO: Semana estadual de conciliação bate recorde de acordos no Pará

Ao longo dos últimos anos, o número de acordos vem crescendo nas Semanas de Conciliação. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

 
REPÓRTER: O aposentado Roberto Pereira, participou do último dia da Semana Estadual de Conciliação e se disse satisfeito pela oportunidade de resolver de vez seu problema.
 
SONORA: Aposentado Roberto Pereira.
 
“Ótimo! Foi um peso que eu tirei, eu fiquei mais tranquilo, porque é muito ruim esse negócio da gente estar com dívida pendente e graças a Deus agora eu não estou mais pendente.”
 
REPÓRTER:  A Semana Estadual de Conciliação deste ano alcançou o maior número de acordos já registrado no Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), em eventos dessa natureza, segundo relatório da Coordenadoria de Estatística do Tribunal de Justiça do Pará. Exatos 4.898 acordos foram firmados durante a ação, entre os dias 6 e 10 de junho deste ano, 30% a mais que a edição de 2015 da Semana Nacional de Conciliação no Pará.   Qualquer número de acordo é sempre válido, ressalta a coordenadora da Semana Estadual de Conciliação, juíza Kédima Lyra, titular da 1ª Vara de Execução Fiscal de Belém.
 
SONORA: Juíza Kédima Lyra.
 
Eu penso que por mais que nós fizéssemos dez acordos, a semana nacional da conciliação já teria sido válida, quanto mais pro número expressivo que nós já conseguimos”.
 
REPÓRTER: Ao longo dos últimos anos, o número de acordos vem crescendo nas Semanas de Conciliação: em 2014, foram 2.816, e em 2015, subiu para 3.761. A conciliação é uma forma democrática de resolução dos problemas judiciais, pois todas as partes saem ganhando, destaca o vice-presidente do TJPA, desembargador Ricardo Nunes.
 
SONORA: Vice Presidente do TJPA, desembargador Ricardo Nunes.
 
“A conciliação é uma forma democrática de resolução dos problemas judiciais, as partes tem que estar presente nas audiências despidas de qualquer sentimento, afim de que a conciliação se efetive, se efetivando ganha todo mundo, ganhas as partes, ganha o poder judiciário com menos processo”.
 
REPÓRTER: Das 14 mil audiências agendadas para a Semana Estadual de Conciliação 2016, que ocorreu em todas as Comarcas do Estado, 12.026 foram realizadas efetivamente, o que equivale a 85% do total. 
 
Reportagem, Storni Jr. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.