ITABUNA (BA): Cidade já registra mais de 7,5 mil de notificações de dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 REPÓRTER: Itabuna está fortalecendo as ações para combater o Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, chikungunya e vírus Zika. De acordo com a Secretaria de Estadual de Saúde, até agora, já são mais de sete mil e 500 possíveis casos de pessoas com dengue no município. O número torna a cidade baiana a recordista estadual em notificações da doença. Justamente pela grande infestação do mosquito, o Ministério da Saúde declarou Itabuna como prioridade no combate ao Aedes. É por isso que, diariamente, mais de 650 agentes de saúde e endemias visitam as casas dos moradores da cidade. O objetivo é vistoriar os imóveis e ajudar a exterminar os criadouros do mosquito.  O secretário de Saúde de Itabuna, Paulo Bicalho, faz um apelo para que a população colabore com o trabalho desses profissionais.

 SONORA: Paulo Bicalho, secretário municipal de Saúde

“Nesse momento em que nós estamos com grandes dificuldades, devemos abraçar essa causa de combate ao mosquito da dengue. Convido toda a população para que abra as suas residências. Deixe o agente de endemia entrar, para que possamos minimizar o sofrimento de todos nós”.

SONORA: De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, mais de quatro mil possíveis casos de Zika também estão sendo investigados na cidade. O vírus preocupa principalmente as mulheres que estão grávidas, já que pode levar ao nascimento de bebês com microcefalia, uma condição de má-formação no cérebro que não tem cura. Por isso, além de receber os profissionais de combate ao Aedes aegypti, a recomendação é a de que você escolha um dia da semana para acabar com os possíveis criadouros do inseto dentro de casa, como lembra o ministro da Saúde, Marcelo Castro.

 

SONORA: Marcelo Castro, ministro da Saúde

“Não se esqueça também de fazer a sua parte. Reserve 15 minutos por semana para fazer a ronda em casa e acabar com o mosquito Aedes aegypti. Envolva toda a família, amigos e vizinhos nessa luta. O mosquito não é mais forte que um país inteiro”.

 

REPÓRTER:  Se você conhece locais que podem ser criadouros do Aedes em Itabuna e que não tenham condições de serem limpos pela população, basta ligar para o Disque-Mosquito e solicitar o serviço de limpeza e inspeção. O número é: 3612 8324. Para saber mais sobre como proteger a sua família do mosquito acesse o site: combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.