INTERNACIONAL: Crise na Venezuela vai ser analisada pelo Senado Federal nesta terça-feira
Os protestos nas ruas venezuelanas por conta da crise política já resultaram em mais de 100 mortes até o momento
Dois requerimentos envolvendo a Venezuela serão apresentados no Senado Federal nesta terça-feira. Um deles será apresentado pelo senador Ricardo Ferraço, do PSDB do Espírito Santo, que irá pedir voto de censura ao presidente Nicolas Maduro. Segundo o senador, o presidente Maduro tem afrontado princípios democráticos e tratados internacionais.
O outro requerimento será apresentado pelo senador Jorge Viana, do PT do Acre, que irá pedir a criação de uma comissão externa para ir a Venezuela em uma missão de bons ofícios, para buscar possíveis soluções para a crise. O objetivo principal seria fazer uma missão de diplomacia parlamentar, para conseguir estabelecer um diálogo com as forças políticas venezuelanas. Quem dá mais detalhes sobre o que são bons ofícios é o presidente da Comissão de Relações Exteriores da Casa, senador Fernando Collor, do PTC do Alagoas.
"Não acreditamos ser a mediação o meio adequado aos fins pretendidos pela diplomacia parlamentar, mas sim os chamados bons ofícios. Os bons ofícios tem a característica de ser uma oferta de ajuda, diga-se espontânea, para que as partes resolvam o litígio amigavelmente, para abrir e sedimentar as vias de negociação, que podem derivar em formas de conciliação ou mediação."
Recentemente, o governo brasileiro suspendeu a Venezuela do bloco do Mercosul, com base na cláusula democrática. Os protestos nas ruas venezuelanas por conta da crise política já resultaram em mais de 100 mortes até o momento.
Reportagem, Cintia Moreira.