Inteligência Artificial para avaliar produto

A Votorantim Cimentos implantou um sistema de inteligência artificial que prevê a resistência final do cimento.

Salvar imagem

A Votorantim Cimentos implantou um sistema de inteligência artificial que prevê a resistência final do cimento. Os ensaios de resistência à compressão aos 28 dias são obrigatórios pela norma brasileira, porque indicam a resistência à compressão do cimento 28 dias após a sua aplicação e, naturalmente, demoram o mesmo período para serem concluídos. Com a implantação do sistema inédito, é possível saber em até três dias o resultado que antes levava 28 dias, permitindo que a empresa faça correções preventivas em eventuais desvios de resistência do cimento, eliminando ou reduzindo eventuais problemas do concreto.

A tecnologia de IA é utilizada em 27 laboratórios em fábricas de cimento da companhia no Brasil e na Turquia. Os resultados futuros do teste são calculados a partir de dados confiáveis, combinados com recursos matemáticos e estatísticos. O novo sistema da Votorantim Cimentos utiliza o modelo preditivo, que é um campo da inteligência artificial conhecido como aprendizado de máquina (do inglês "machine learning"). 

Desenvolvido a partir de uma base de dados com os resultados reais dos testes dos cimentos realizados entre 2017 e 2019, o sistema utilizou essas informações e dados de composição física e mineral para criar padrões para prever os resultados da resistência do cimento. Os ensaios de resistência à compressão requeridos pela norma brasileira também continuam a ser realizados na forma tradicional e comprovam os resultados previstos pelo novo sistema, apresentando uma eficiência de 99%. "A resistência de compressão do cimento é um dado técnico de extrema importância, pois impacta diretamente o concreto e a execução das obras dos nossos clientes. Se conseguirmos prever antecipadamente algum desvio de resistência, podemos atuar de maneira rápida na correção, evitando ou reduzindo eventuais problemas, afirma a consultora de Pesquisa & Desenvolvimento da Votorantim Cimentos, Gabriela Leon.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.