INHAPIM (MG): Quinze mil pessoas são vacinadas contra febre amarela

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Duas pessoas morreram e outras quatro tiveram febre amarela este ano em Inhapim. Apesar das mortes, o número de casos não é grande, mas mesmo assim a cidade promoveu um mutirão de vacinação contra a febre amarela logo nas primeiras semanas de janeiro. Foram vacinadas cerca de 15 mil pessoas em quase vinte dias. O mutirão foi necessário porque municípios próximos, como Caratinga, tiveram mais de vinte casos de febre amarela confirmados. A auxiliar de escritório, Solange Duarte, de 27 anos, mora no Bairro das Flores e tomou a vacina há um mês. Ela conta como as pessoas ficaram preocupadas.
 
TEC./SONORA: Solange Duarte, 27 anos, auxiliar de escritório.
 
“Todo mundo ficou apavorado na cidade, ficou com muito medo. Teve casos muito próximos, bem pertinho daqui. Os postos de saúde ficaram lotados. Agora estão mais vazios, a cidade já foi vacinada. Agora, está até mais tranquilo.”
 
LOC.:Segundo o secretário municipal de Saúde, Alex Pena, Inhapim ainda tem duas mil doses da vacina contra a febre amarela disponíveis para a população.  O secretário acha que a população está mais atenta e reafirma a importância de manter o cartão de vacinação em dia.
 
TEC./SONORA: Alex Pena, secretário de saúde do município.
 
“A população já nos tranquilizou, porque elas estão vindo buscar as vacinas. Na verdade, é importante  a gente pensar o seguinte: não só para febre amarela. A vacina é um modo de se prevenir de alguns tipos de doenças, então é importante que a população busque os postos de saúde do município e complete seu cartão de vacinas.”
 
 LOC.: De acordo com o Ministério da Saúde, são necessárias duas doses da vacina para que a pessoa fique protegida da febre amarela por toda a vida. Se o paciente já tomou as duas doses, não há necessidade de tomar a terceira. Lembrando que é importante a pessoa guardar o cartão de vacinação. Fique atento aos sintomas! Se você começar a ter febre alta de repente, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, náuseas e vômitos, além de fraqueza e muito cansaço, procure imediatamente um médico. Nos casos mais graves, a febre amarela pode matar em até uma semana, se não for tratada corretamente. Para mais informações, acesse o portal do Ministério da Saúde na internet, no site: www.saude.gov.br. Ministério da Saúde. Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.