HIDROLÂNDIA (GO): Município tem segunda menor taxa de vacinação contra HPV, em Goiás

Apenas 5% das meninas entre 11 e 13 anos tomaram segunda dose da vacina contra HPV, em Hidrolândia

  • Repórter
  • Data de publicação:
  • Atualizado em:

REPÓRTER: O município de Hidrolândia continua com um número muito baixo na vacinação contra o HPV. Apenas cinco por cento das meninas, de 11 a 13 anos de idade, na cidade, já tomaram a segunda dose da vacina. A recomendação do Ministério da Saúde é que, pelo menos 80 por cento das adolescentes sejam vacinadas. Segundo dados do próprio ministério, mais de 130 mil casos de infecção pelo vírus HPV são registrados a cada ano no Brasil. A informação serve de alerta para as meninas que ainda não se imunizaram. A vacina contra o HPV é a principal forma de prevenir o câncer do colo do útero, a imunização é dividida em três doses, que são tomadas em períodos diferentes. É o que explica o Secretario de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
SONORA: Secretario de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde Jarbas Barbosa
 
“A primeira dose, e seis meses depois da primeira dose, a menina tem que tomar a segunda dose. Meninas que ainda não tomaram a segunda dose, podem fazê-lo a qualquer momento. Mas, quanto mais rápido fizer, a gente tem mais garantia de que a proteção contra a vacina é completa. Cinco anos depois da primeira dose, ela precisa tomar uma terceira dose. A partir de janeiro de 2015, o ministério começa também a oferecer a primeira dose para as meninas de nove a 11 anos, que podem procurar a Unidade de Saúde ou a Secretaria Municipal de Saúde, que é a nossa recomendação”.  
 
REPÓRTER: O médico especialista em HPV, Julio José Maximo de Carvalho, explica, o que é o vírus e ressalta que, o HPV é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comum no país.
 
SONORA: Especialista em HPV, Julio Jose Maximo de Carvalho
 
“O HPV, o próprio nome diz é o Human Papiloma Virus é o vírus que causa papiloma no ser humano, que seriam verrugas. A importância essa vacina é prevenir contra a infecção do HPV, que é a DST mais comum, a doença sexualmente transmissível mais comum e, é responsável pelo câncer do colo do útero na mulher.” 
 
REPÓRTER: Para tomar a segunda dose contra o HPV, a adolescente deve ir ao posto de saúde, com o cartão de vacina ou um documento de identidade. A vacina esta disponível nos postos de saúde de Hidrolândia, desde setembro do ano passado. As meninas que ainda não tomaram a primeira dose devem também ir ao posto e atualizar a vacina.
 
Reportagem, Henrique Carmo