GRIPE: Saiba por que as pessoas devem se vacinar antes do inverno

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: O Brasil inteiro está mobilizado para vacinar a população contra a gripe. Com a chegada do inverno, a circulação dos vírus mais graves da doença se intensifica, deixando a população mais exposta a complicações. Segundo a técnica do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Sirlene Pereira, a gripe pode trazer problemas sérios.

SONORA: técnica do Programa Nacional de Imunizações/MS, Sirlene Pereira.

“A influenza ela é uma doença que pode provocar complicações e até levar ao óbito. Portanto, é importante se proteger. Principalmente antes do frio, do inverno. Então essas pessoas se vacinando elas vão estar protegidas”.

REPÓRTER: O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto. Com o inverno cada vez mais próximo, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Antonio Nardi, faz um apelo.

SONORA: secretário-executivo do MS, Antonio Nardi

“Iniciamos a campanha de vacinação com mais tempo para que na entrada do inverno todos já estejam com a imunidade assegurada, uma vez que você tomando a sua dose de vacina, leva-se, pelo menos, de 10 a 15 dias para conferir a imunidade e isto não está acontecendo. Dessa forma fazemos um clamor a toda a população. Procurem as unidades, garantam a sua dose de vacina, garantam a sua imunidade contra a gripe”.

REPÓRTER: A vacina contra a gripe está disponível para toda população, em especial para as crianças de seis meses até menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, mulheres que deram a luz nós últimos 45 dias; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis; e professores de escolas públicas e particulares. Para saber mais acesse www.saude.gov.br.

Reportagem, Luiz Philipe Leite.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.