Data de publicação: 11 de Fevereiro de 2020, 07:46h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:30h
O Departamento de Comércio dos EUA publicou uma nota nesta segunda-feira(10), informando que retirou o Brasil da lista de países que estão em desenvolvimento. Além do Brasil, mais 18 países como a África do Sul, China, Índia e Colômbia também foram retirados.
Na nota, o Departamento de Comércio disse que a decisão foi motivada por pedidos de adesão à Organização para Cooperação de Desenvolvimento Econômico (OCDE). Outros fatores também influenciaram na decisão como fatores econômicos, comerciais, nível de desenvolvimento de um país e a participação no comércio mundial.
Com essa ação, o tratamento preferencial dado a esses países em negociações pode diminuir. Entre os benefícios que essas nações podem perder estão prazos maiores para negociar, vantagens tarifárias e acesso a mercados. Essa medida diminuirá também as barreiras para que Donald Trump, presidente dos EUA, investigue casos de exportação subsidiada em outros países.
No ano passado, o presidente Jair Bolsonaro foi até Washington pedir apoio do presidente Trump para a entrada do Brasil na OCDE. Em troca, Trump pediu que o país abrisse mão de tratamento preferencial na organização Mundial do Comércio.
Até o momento, o governo brasileiro não se pronunciou sobre a decisão dos EUA.
Reportagem, Tainá Ferreira