Foto: Tauan Alencar/MME
Foto: Tauan Alencar/MME

Energia nuclear: acordo de cooperação técnica assinado reestruturação do setor

A medida tem como objetivo aprimorar a eficiência das companhias, fomentar a sinergia entre elas e alinhar suas atuações

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

ÚLTIMAS SOBRE BRASIL MINERAL


O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para reestruturar as empresas públicas que atuam no setor nuclear no Brasil. A medida tem como objetivo aprimorar a eficiência das companhias, fomentar a sinergia entre elas e alinhar suas atuações com os objetivos nacionais para o setor energético.

“Esse acordo, proposto pela ministra Esther, vem no mesmo momento em que propusemos soluções que modernizem a gestão das empresas do setor nuclear no Brasil. No que diz respeito ao setor energético, é fundamental alinhar os interesses nacionais com a governança dessas estatais. É sempre importante lembrar que o Brasil está entre os grandes países do mundo no uso e fomento de energias renováveis, e a nuclear é uma de nossas grandes apostas para os próximos anos”, afirmou o ministro Alexandre Silveira.

O acordo irá contemplar as estatais Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear (ENBPar); Eletronuclear; Indústrias Nucleares do Brasil (INB); e Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A (Nuclep). A iniciativa integra o Programa de Governança e Modernização das Empresas Estatais (Inova), coordenado pelo MGI, com base em estudos elaborados pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Entre as propostas, o novo plano menciona a redefinição da orientação estratégica e de modelos de negócio das empresas, a reorganização societária e de governança e a redefinição das atribuições e atividades das estatais. Além das empresas do setor de energia nuclear, o programa Inova também mira em avanços nas demais estatais brasileiras.

Na ocasião, a ministra Esther também assinou ACTs que contemplam estatais coordenadas pelos ministérios das Comunicações (MCom), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Defesa (MD); e do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Receba nossos conteúdos em primeira mão.