ECONOMIA: Novo indicador de desenvolvimento municipal é divulgado em Brasília

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os gestores públicos, analistas e a população do país passam a contar com um novo indicador de desenvolvimento municipal, o IDM-ANIPES. O indicador vai acompanhar os desempenhos econômicos e sociais de cinco mil e 570 municípios brasileiros. O IDM-ANIPES foi elaborado por um comitê técnico composto por representantes dos estados integrantes da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística, como a Fundação Seade, de São Paulo, e o Ipea. O indicador vai detalhar os avanços em saúde, educação e a renda dos municípios, como explica o presidente da Anipes e do Conselho Federal de Economia, Júlio Miragaya.    
 
SONORA: presidente do Cofecon e da Anipes, Júlio Miragaya
 
“A gente faz questão de no índice separar a dimensão riqueza e a dimensão social, que engloba vários indicadores de saúde e educação para mostrar que, às vezes, um determinado município pode ter uma renda elevada, mas os indicadores sociais são ruins. E, acontece o contrário. Municípios que têm uma renda nem tão elevada, mas os indicadores sociais são bem melhores”.
 
REPÓRTER: O IDM-ANIPES vai calcular o desenvolvimento dos municípios por meio de indicadores sensíveis a variações, como cobertura vacinal, renda média da população e oferta de vagas nas escolas públicas. A ideia é divulgar números que possam mostrar a realidade das cidades de forma mais detalhada. O presidente da Anipes e do Cofecon, Júlio Miragaya, lembra que o índice IDM-ANIPES vai ser divulgado a cada dois anos.
 
SONORA: presidente do Cofecon e da Anipes, Júlio Miragaya
 
“Ele pode, inclusive, ser produzido anualmente. Optamos por não fazer a divulgação anual porque quando faz anual a variação entre um ano e outro é muito pequena. Então, a gente optou em fazer a cada dois anos para essa variação, que é fruto de um bom trabalho da administração pública ou de um mal trabalho, de forma que ele fique mais visível para os analistas e para a população em geral”.
 
REPÓRTER: O lançamento do IDM-ANIPES foi nesta terça-feira, em Brasília. A metodologia de analise dos índices que compõem o indicador começou a ser elaborada em 2013 pela diretoria de Estatística da ANIPES.

 

Reportagem, Cristiano Carlos 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.