Data de publicação: 10 de Junho de 2016, 19:20h, Atualizado em: 17 de Julho de 2020, 18:31h
REPÓRTER: Os jovens são os mais afetados pelo desemprego que atinge o país. Segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira (10) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea, o índice de desemprego entre os brasileiros com idade entre 14 e 24 anos foi de 26,36% no primeiro trimestre de 2016. No quarto trimestre do ano passado, a taxa era bem menor: 15,25%.
O estudo do Ipea analisa estatísticas sobre emprego e renda com base em microdados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Essa última é realizada desde 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Assim, os dados do levantamento publicado nesta sexta pelo Ipea refletem análises de 2012 até o primeiro trimestre de 2016.
O Ipea afirma que o aumento do desemprego entre os jovens pode ser explicado pelas mesmas tendências observadas para o desemprego em geral. De acordo com o instituto, houve uma queda acentuada nas admissões, o que diminui a probabilidade de um jovem encontrar emprego. Essa redução foi bem mais intensa que o aumento da probabilidade de perder o emprego.
A última PNAD Contínua foi divulgada pelo IBGE em maio e apontou recorde na taxa de desemprego no Brasil: 11,2%, entre fevereiro a abril deste ano. Com isso, o IBGE estimou que 11 milhões e 400 mil brasileiros estavam sem emprego no país.
Reportagem, Bruna Goularte