DIVERSÃO EM PAUTA: Trama Fantasma mostra a paixão de um homem por seus vestidos e suas musas

Descubra também as novidades no cinema nesta semana

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Em uma Londres pós-guerra, nos anos 50, o renomado estilista Reynolds Woodcock é o criador de vários vestidos de alta-costura usados por damas da realeza, condessas, celebridades do cinema e socialites. No centro da vida de Woodcock sempre há uma mulher. Seja uma cliente, uma funcionária, sua irmã ou até mesmo uma amante.

Neste último quesito, o estilista acredita não ser bem-aventurado, até conhecer a jovem garçonete Alma, que é bem diferente das outras musas que já passaram pela vida de Woodcock. A primeira impressão é que ela é despretensiosa, um pouco tímida e cautelosa com suas palavras e gestos. Quando ganha espaço na vida do estilista, Alma se mostra capaz de fazer qualquer coisa para ter Reynolds doente de amor.

Essa é a história do longa Trama Fantasma, que entra em cartaz nos cinemas de todo o Brasil nesta quinta-feira.

O filme começa de forma lenta, mostrando a rotina do estilista, o que deixa o ritmo demorado. O romance singular entre os dois é o que ganha o interesse do espectador de uma vez por todas. Além do casal, a irmã do estilista, chamada Cyril, é um destaque a parte durante o filme. Ela cuida diretamente da vida profissional e pessoal do estilista, sempre impondo sua vontade usando o mesmo tom de voz e o mesmo olhar predador.

Cyril certamente é a última pessoa com quem você gostaria de começar uma briga. Com uma atuação impecável, Lesley Manville prova que mereceu a indicação de Melhor Atriz Coadjuvante no Oscar 2018.

Outra categoria em que o filme recebeu indicação foi a de Melhor Figurino, que é apresentado ao espectador através de planos detalhe, mostrando cada pedaço de um vestido sendo costurado, botões sendo fechados e os pequenos retoques feitos pela Casa de Woodcock.

A trilha sonora do filme, feita por Jonny Greenwood do grupo Radiohead, também chamou a atenção dos críticos e recebeu a indicação de Melhor Trilha Sonora Original. Apesar de bem feita, a música está exageradamente presente no filme, em alguns momentos corta o clima criado pelos personagens e sobressai a encenação.

O diretor Paul Thomas Anderson conta essa história tão peculiar de forma elegante e precisa. Os planos fechados, focado nos olhares e nos pequenos gestos dos atores, causa uma sensação de intimidade entre o casal e o espectador e, ao mesmo tempo, consegue deixar um ar de apreensão para a próxima jogada dos dois. Em uma cena tensa e muito bem montada, no estilo que pode lembrar as produções de Tarantino, o diretor se consagra como um grande favorito na categoria de Melhor Direção no Oscar deste ano.

Mas, com certeza, nenhuma indicação é tão especial quanto a de Daniel Day-Lewis, que interpreta o velho Reynolds Woodcock. Concorrendo na categoria de Melhor Ator, Daniel escolheu Trama Fantasma para ser seu último trabalho e, como se quisesse se despedir de forma triunfal, o ator se entrega completamente ao papel. Sua atuação é uma verdadeira redenção ao personagem e encanta quem consegue ver a paixão e dedicação colocadas em seu trabalho final.


Trama Fantasma é um filme bem dirigido, com atuações deslumbrantes e uma história diferente sobre amor. Mas, ao que parece, não é um dos favoritos na categoria de Melhor Filme. A discreta estreia somente nos Estados Unidos e a pouca divulgação atrapalham o desempenho do filme com o público e pode influenciar na escolha dos críticos da Academia.

Assista aqui o trailer de Trama Fantasma

Além de Trama Fantasma, dois outros destaques estreiam nesta quinta-feira (22). A Grande Jogada conta a história real da esquiadora Molly Bloom que, após sofrer um acidente, decide tirar um ano de folga e acaba ganhando muito dinheiro depois de se envolver com jogos clandestinos. O filme concorre somente na categoria de Melhor Roteiro Adaptado no Oscar deste ano.

Assista aqui o trailer de A Grande Jogada

A comédia Pequena Grande Vida é uma opção leve para o final de semana. O filme mostra como os habitantes da pequena cidade de Omaha vivem após descobrirem um jeito de reduzir de tamanho para ter uma vida mais econômica.

Assista aqui o trailer de Pequena Grande Vida

Com a colaboração de Larissa Lago, reportagem Bruna Goularte
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.