DISTRITO FEDERAL: Bairros nobres do DF apresentam alto índice de infestação, segundo levantamento da Secretaria de saúde

Lago Sul e Lago Norte apresentaram altos índices de infestação 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC1: Dois dos bairros mais nobres da capital federal apresentam a maior quantidade de imóveis com focos do mosquito transmissor da Dengue, febre Chikungunya e do vírus Zika. É o que aponta o último levantamento da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. A pesquisa foi feita no mês de setembro e aponta o Lago Sul e o Lago Norte como áreas com alto índice de infestação. Os índices colocam os bairros na chamada situação de emergência do Distrito Federal. Asa Norte, Granja do Torto e Vila Planalto também estão em situação semelhante. Apesar de o Distrito Federal não apresentar situação de risco no levantamento nacional do Ministério da Saúde, o diretor de vigilância ambiental do DF, Divino Valero, pede para a população não se acomodar e mostra qual deve ser o foco do combate. 
 
SONORA: Divino Valero- diretor de vigilância ambiental
 
“O que nós sabemos e afirmamos é que o elo mais fraco de todo esse processo é o elo vetorial. Então todas as forças estão concentradas em manter e controlar a população desses mosquitos. E para isso é imperativo a interação da população.”
 
LOC 2: Apesar do último levantamento não apontar, algumas regiões do Distrito Federal tem um histórico de alto índice de notificações das doenças ligadas ao mosquitoPor conta disso, fique atento você que é morador de Ceilândia, Brazlândia, Planaltina e São Sebastião. Ninguém pode se considerar isento da picada do mosquito. O consultor Rhuan Silva, de 29 anos morava em São Sebastião quando foi infectado pela dengue. Rhuan conta que o pai dele, de 60 anos, também passou pela situação há alguns meses e aponta qual deve ser o principal causador desse problema.
 
SONORA: Rhuan Silva – consultor
“O governo aplicou maciçamente em comunicação para difundir a preocupação e o cuidado com a dengue. Então acredito que não é falta de informação, acredito que é a consciência e descuido.”
 
LOC3: Em 2016 o Distrito Federal registrou mais de 20 mil casos suspeitos de Dengue, 849 de Chikungunya e 828 do vírus Zika. Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. 
 

 

Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.