DIA DA MULHER: Mulheres desempenham serviços no Judiciário

Inúmeras mulheres atuam no Poder Judiciário paraense. Cada uma delas com funções diferentes, mas todas com relevante serviço para o dia a dia de trabalho na Justiça. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo do áudio -

 
LOC/REPÓRTER: Inúmeras mulheres atuam no Poder Judiciário paraense. Cada uma delas com funções diferentes, mas todas com relevante serviço para o dia a dia de trabalho na Justiça. A funcionária Maria Nazete Félix, de 47 anos, chega às seis da manhã no edifício-sede do Tribunal de Justiça do Pará e prepara mais de 300 garrafas de café, que são distribuídas nas salas e gabinetes do prédio. Ela comenta a rotina de trabalho.
 
TEC/SONORA: Funcionária do Judiciário, Maria Nazete Félix.
 
“Sou eu e mais três colegas, a gente chega todo mundo junto. A gente coloca o leite no fogo, as três panelas de café, aí começa a rotina. É o leite, o café e começa a encher todas as garrafas, aí saí uma equipe, duas pessoas vão entregar, vão outras para o anexo, mais duas pessoas e uma fica aqui na copa atendendo as outras pessoas que chegam e traz garrafa. É muito satisfatório a gente chegar cedo aqui e fazer o café. É importante que a gente chegue cedo, prepare tudo, quando as pessoas começam a chegar já está tudo organizadinho, tudo no seu devido lugar. Quando dá oito e meia a gente já entregou tudo”.
 
LOC/REPÓRTER: Servidora do Judiciário há 31 anos, Ana Regina Azevedo trabalha no Departamento de Relações Institucionais do Tribunal de Justiça do Pará. Ela conta como é feita a atividade que homenageia cada servidor da Justiça.   
 
TEC/SONORA: Servidora, Ana Regina Azevedo.
 
“A minha atividade é voltada para o social do Tribunal. Faço as correspondências da presidência, envio mensagem de feliz aniversário para as autoridades do Estado, todos os servidores e magistrados. É uma forma de valorizar todas essas pessoas e mostrar que o Judiciário também lembra e reconhece todas elas”.
 
LOC/REPÓRTER: Outra atividade relevante é a limpeza no ambiente de trabalho. A funcionária de serviços gerais, Jackeline de Jesus, de 26 anos, chega ao Tribunal de Justiça às seis e meia da manhã e deixa tudo organizado no plenário das Câmaras Cíveis e Criminais, onde ocorrem os julgamentos. Jackeline relata o dia a dia no Judiciário.  
 
TEC/SONORA: Serviços Gerais do Judiciário, Jackeline de Jesus.
 
“Eu chego, troco de roupa, deixo meu material lá embaixo e vou limpando, a gente tem que limpar. E eu faço limpeza nos plenários e deixo limpo para o outro dia, aí só conservo, só fico mantendo. O que der para a mulher fazer a gente faz”.
 
LOC/REPÓRTER: Na sexta-feira, 6 de março, o Tribunal de Justiça do Pará vai realizar uma missa em homenagem à todas as mulheres do Judiciário paraense. A celebração vai ocorrer às oito e meia da manhã no edifício-sede.
 
Reportagem, Thamyres Nicolau
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.