Conheça ação que valoriza vidas de jovens pernambucanos

Iniciativa estimula municípios a implementarem políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O estudante Ramon Feitosa, de 16 anos, é um defensor permanente dos direitos das crianças e dos adolescentes no munícipio de Arcoverde. Integrante do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), o jovem assumiu seu papel de protagonismo e é um dos principais mobilizadores que incentiva o debate de ideias. O NUCA é uma iniciativa apoiada pelo Selo UNICEF, metodologia que estimula e reconhece melhorias em politicas públicas direcionadas a crianças e adolescentes. Presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Arcoverde, Ramon ressalta a importância dos jovens como agentes de transformação social.

TEC./SONORA: Ramon Feitosa, estudante.
“Eu creio que a gente teve um avanço bem grande nessa questão do empoderamento do jovem, do jovem poder demonstrar sua voz. A nossa experiência aqui em Arcoverde, com a construção do NUCA, na minha escola em especial, eu acho que o que foi mais marcante foi mudar aquela dinâmica daquele dia a dia”.

LOC.: Na última edição do Selo UNICEF, 35 municípios pernambucanos foram premiados por garantir e melhorar indicadores sociais que beneficiam as vidas de crianças e adolescentes. Em comum, essas cidades fortaleceram as políticas públicas orientadas à infância e à adolescência e deram especial atenção às áreas da saúde, educação, proteção e assistência social. A articuladora Edivane Maria, responsável por coordenar as ações do Selo em Arcoverde, conta o que achou mais proveitoso da iniciativa.

TEC./SONORA: Edivane Maria, articuladora.
“O que eu achei bem positivo é que o Selo trouxe o adolescente para o centro. Quando ele colocou a metodologia de trabalhar as competências para a vida, de você colocar o adolescente para ser protagonista de uma história que é dele”.

LOC: Dados do UNICEF indicam que dos 81 municípios pernambucanos participantes da última edição, 37 realizaram ações de prevenção ao trabalho de crianças e adolescentes. Nesta edição, 142 cidades do estado podem participar da metodologia. As inscrições para o Selo UNICEF 2017-2020 estão abertas e podem ser feitas até 31 de julho. Os documentos para a inscrição podem ser acessados em selounicef.org.br.

Reportagem, Tácido Rodrigues

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.