Imagem: AMEP/Divulgação
Imagem: AMEP/Divulgação

Cimento: CSN avança licenciamento de complexo de R$ 3 bilhões em Itaperuçu no Paraná

O empreendimento será implantado na área rural de Itaperuçu, na Zona Preferencial para Mineração (ZPM), indicada como um dos principais distritos minerários da região metropolitana de Curitiba.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

ÚLTIMAS SOBRE BRASIL MINERAL


A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná – Amep, do Governo do Estado, emitiu parecer favorável à instalação de uma fábrica de cimento e outra de calcário da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) no município de Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba. A manifestação do órgão metropolitano é um dos requisitos para o processo de licenciamento ambiental, tendo em vista que compete à Amep definir as condicionantes para empreendimentos nas cidades metropolitanas.

A CSN vai investir cerca de R$ 3 bilhões nas plantas, estimando a geração de 15 mil empregos diretos e indiretos durante as obras das fábricas e minas, além de outros 3 mil postos de trabalho após sua implantação. Segundo a Amep, as matrículas apresentadas pela companhia somam uma área de aproximadamente 5 milhões de metros quadrados, o que fará do complexo um dos maiores do segmento no Brasil. 

O empreendimento será implantado na área rural de Itaperuçu, na macrozona de extração mineral. De acordo com o Plano Diretor de Mineração da Região Metropolitana de Curitiba, o imóvel está localizado na Zona Preferencial para Mineração, indicada como um dos principais distritos minerários da região metropolitana.

Para o presidente da Amep, Gilson Santos, além do município de Itaperuçu, um empreendimento deste porte traz impactos positivos para todo o entorno, principalmente na geração de emprego e renda. “Nas próximas etapas do licenciamento ambiental e municipal, serão debatidas as contrapartidas visando à instalação do empreendimento”, explicou.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.