Data de publicação: 21 de Novembro de 2017, 15:48h, Atualizado em: 17 de Julho de 2020, 18:31h
O município de Caxias possui uma população de aproximadamente 119 mil habitantes, mas uma porcentagem mínima doa sangue. O hemonúcleo atende o hospital macrorregional de Caxias, a maternidade, o pronto-socorro, pacientes com hemodiálise e clínicas particulares da região. Além de 48 municípios vizinhos. Sem contar as coletas externas, por dia, são coletadas 20 bolsas de sangue na unidade. Um dia inteiro de coletas externas dá uma média de 100 doações. A coordenadora do hemonúcleo de Caxias, Viviane Carvalho, explica como é feita a captação de doadores na cidade e nos municípios vizinhos, entre eles Timon, Aldeias Altas, São João do Sóter, Parnarama.
“A gente vai a escolas, faculdades, igrejas e realizamos esse tipo de captação. Nós fazemos o agendamento dessas campanhas de acordo com as solicitações e até com parceiros que nós possuímos. Nós temos doadores voluntários, que sempre vêm. Já estão fidelizados, mas vêm muito, também, pessoas que são os vinculados, para doar para algum parente, para algum amigo, que está hospitalizado ou que faz hemodiálise.”
A dona de casa Marlane dos Anjos, de 23 anos, com a tipagem sanguínea O positivo, doou sangue, pela primeira vez, em agosto deste ano, para o pai de uma amiga, que precisava passar por cirurgia. Casada e mãe de duas filhas, Marlene mora em Aldeias Altas, distante 30 quilômetros de Caxias. Estudante de técnica em agroindústria, no Instituto Federal do Maranhão (Ifma), a jovem conta como foi a primeira experiência como doadora.
“Pensei que ia ser bem pior, mas foi bom e eu fiquei satisfeita por ter ajudado. Foi tranqüilo. Não passei mal. Não senti nada. A filha dele falou para minha mãe, que ele ainda não tinha sido operado porque não tinha encontrado doador compatível. Aí eu lembrei que, numa aula de biologia, o sangue O é doador universal e pensei: ‘Nossa, acho que eu posso doar’.”
O hemonúcleo de Caxias funciona de segunda a sexta-feira, das sete da manhã até uma da tarde. A coleta externa nos municípios não tem uma periodicidade determinada, mas quem quiser se programar pode entrar em contato pelo número 3521-1170. Repetindo: 3521-1170. O endereço da unidade fica na Avenida Walter Brito, 826, Bairro Campo de Belém. Para doar sangue é preciso estar preparado, principalmente para quem vem de outras cidades, direto para o hemocentro. Beber muita água, se alimentar bem e não ingerir bebidas alcoólicas 24 horas antes da doação. Para mais informações, acesse: saude.gov.br/doesangue.