CAUCAIA (CE): Município convida população para combater transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC/SONORA: Leda Maria, marisqueira
 “Não deixar água parada. Estamos acomodando o lixo na sacolinha e amarra. Depois, entregamos ao carro do lixo na terça, na quinta e no sábado.”
 LOC: Apesar de todo o cuidado necessário para não deixar o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zikanascer, a marisqueira Leda Maria, de 56 anos, que mora no Parque Leblon, não teve sorte e pegou Chikungunya. Mas será que foi falta de sorte mesmo ou será que foi a falta de consciência de alguns vizinhos? 
 TEC/SONORA: Leda Maria, marisqueira
 “Antes da minha casa tem outra casa que tem um quintal que é muito cheio de coisas. Porque lá o pessoal gosta de juntar aquelas coisas que não têm necessidade. Aí,lá acomoda muito rato, mosquito e muriçoca.”
 LOC: É. O problema pode estar justamente aí. Por causa desse descuido dos vizinhos, quem combate o mosquito também se torna vítima dele. O importante é que cada um faça a sua parte e elimine todos os focos dentro de casa, como lembra o coordenador do Controle de Endemias de Caucaia, Francisco Pires.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
 TEC/SONORA: Francisco Pires, Coordenador do Controle de Endemias
 “Muito embora o vizinho cuide e o vizinho da direita ou da esquerda não faz o seu papel, há toda a condição para o mosquito transmitir o vírus naquele raio de atuação.”

 LOC: Em Caucaia, cerca de 800 pessoas tiveram Dengue, quase 80 pegaram Chikungunya e, aproximadamente, 250 sofrem com o Zika, segundo informações divulgadas pelo coordenador do Controle de Endemias da cidade. Além de 9 confirmações de microcefalia, que é a malformação no cérebro de bebês, que pode ter relação com o Zika. Para acabar com os criadouros dentro de casa, cada família deve dedicar 15 minutos por semana. Para saber mais acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.