CARNAÍBA (PE): Município registra alto índice de infestação do mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: De acordo com o último levantamento de infestação do mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya, divulgado pelo Ministério da Saúde, Carnaíba está com risco médio da presença do transmissor. O problema é que se esse índice crescer apenas 0,9 pontos, a cidade entra para a escala de alto risco de infestação do mosquito. A única forma de evitar isso é toda a população entrar no combate ao inseto, como explica a secretária estadual de vigilância em saúde de Pernambuco, Luciana Albuquerque.

TEC./SONORA: Luciana Albuquerque, secretária de vigilância em saúde (PE)

“A participação dos moradores é decisiva no sucesso de qualquer estratégia quando a gente fala no controle do vetor. Por mais que o governo, faça a sua parte, por mais que a saúde e outros setores façam a sua parte. Se a população não se envolve, se a população não vê, que o controle também está nas mãos da população, a gente não consegue sucesso nas nossas estratégias.”

LOC.: Em São José do Egito a situação é bem pior do que em Carnaíba. Segundo o mesmo levantamento sobre a infestação, que reúne dados da Secretaria Municipal de Saúde, o índice que mede a presença do mosquito transmissor de Dengue, Zika e Chikungunya é sete vezes maior que o máximo tolerável. Por isso a participação de cada morador é ainda mais urgente, como explica a secretária municipal de Saúde, Naldirene Barros.

TEC./SONORA: Naldirene Barros, coordenadora de vigilância em saúde de São José do Egito (PE)

“Ano passado, registramos surto, principalmente de Chikungunya. E houveram vários óbitos no município, porque as pessoas já estavam doentes de outra coisa e a Chikungunya complicou. A colaboração do morador aqui na região é importante, porque ele está evitando do próprio familiar dele adoecer, do vizinho dele ficar doente, e automaticamente do vírus ser disseminado ainda mais de um município para outras regiões."

LOC.: Faça a sua parte! Não deixe de eliminar pontos que possam virar criadouros do mosquito. Saiba mais sobre essas doenças no site do Ministério da Saúde. O endereço é: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.