Data de publicação: 09 de Maio de 2017, 23:50h, Atualizado em: 17 de Julho de 2020, 18:31h
LOC: Campinas é o quarto município de São Paulo que mais registrou casos novos de Tuberculose no ano passado, com 338 no total. Por outro lado, a taxa de incidência na cidade foi de 28,8 casos por 100.000 habitantes, abaixo da média estadual. O Ministério da Saúde informa que 7% dos pacientes diagnosticados com Tuberculose são portadores do vírus HIV nos municípios de Campinas, Guarulhos, Osasco e Praia Grande. Um desses casos é o do produtor de teatro Thiago Leite, de 30 anos. Ele é portador do vírus HIV e foi diagnosticado no ano passado com Tuberculose Ganglionar, que se manifesta principalmente nos gânglios do pescoço. Morador de São Paulo, ele está em tratamento em Campinas, onde mora com a família, e faz um apelo para a população.
TEC/SONORA: Thiago Leita, produtor de teatro.
“Digo para as pessoas que forem diagnosticadas com Tuberculose que elas não tenham medo, que elas não se fechem, que elas procurem ajuda. Procurem realmente o sistema público de saúde porque o tratamento é gratuito. O acompanhamento é bem bacana, é um acompanhamento que abraça você mesmo. O tratamento é um pouco longo, são seis meses, às vezes as pessoas se assustam, mas foi o que eu pensei: ‘O que são seis meses de tratamento diante da minha vida inteira que eu vou ter pela frente?’. E se eu não tivesse me tratado, eu talvez não estaria falando com você hoje. O apelo é que a pessoa se cuide e dê valor à vida dela.”
LOC: A coordenadora municipal do Programa de Tuberculose, Rosalice de Castro, destaca que a descentralização no município é um dos pontos positivos no atendimento básico de Campinas.
TEC/SONORA: Rosalice de Castro, coordenadora municipal do Programa de Tuberculose.
“De fato, a Tuberculose é um grande problema de saúde pública, que é uma doença que é transmissível nos casos das formas pulmonares e bacilíferas. E é uma doença que tem cura. O programa de Tuberculose é descentralizado. Há, nas nossas unidades de saúde, nas nossas 63 unidades de saúde, que realizam diagnóstico, tratamento e segmento dos casos da Tuberculose, que em média duram por seis meses.”
LOC: A Tuberculose é uma doença cercada por mitos e preconceitos, mas que pode ser superada com a ajuda de profissionais de saúde. Ela tem cura e o tratamento é oferecido gratuitamente pela rede pública de saúde. A informação e o apoio de familiares e amigos são fundamentais para o sucesso do tratamento. Para maiores informações, acesse saude.gov.br.