Data de publicação: 23 de Abril de 2016, 18:34h
REPÓRTER: Bonito está na lista do Ministério da Saúde de municípios prioritários no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. O alto número de notificações por dengue explica essa situação.
SONORA: Márcio Luís de Oliveira, gerente do programa de combate ao Aedes
“Os agentes estão aí para fazer uma vistoria no seu imóvel, para verificar se há focos do mosquito e, acima de tudo, eles estão aí para prestar uma orientação. O cuidado com a sua casa não é propriamente o poder público que precisa fazer. Cada morador tem que ter cuidado com seu próprio imóvel”.
REPÓRTER: Em todo o Mato Grosso do Sul, já passam dos 51 mil os casos suspeitos de dengue. São, ainda, mais de mil e 300 de vírus Zika e 290 de chikungunya. Cento e nove gestantes tiveram a contaminação por vírus Zika confirmada. A preocupação de mulheres grávidas com o vírus é maior porque ele pode causar a microcefalia em recém-nascidos. Outras 200 gestantes ainda aguardam o resultado de exames para atestar a infecção por Zika.
SONORA: Marcelo Castro, ministro da Saúde
“Historicamente, estamos passando pelo mês que favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Por isso, precisamos continuar fortalecendo as ações de combate ao mosquito para conseguirmos mudar esse quadro. Receba os agentes de saúde para as vistorias e fique atento às orientações que eles vão lhe dar para a eliminação dos criadouros do mosquito”.
REPÓRTER: Os cidadãos do Mato Grosso do Sul que tiverem dificuldade de entrar em contato com as secretarias municipais para fazer denúncias ou tirar dúvidas, podem ligar no número 3326-7182. O telefone é da Central de Atendimento da Secretaria Estadual de Saúde. Para mais informações sobre dengue, chikungunya e Zika acesse o site: combateaedes.saude.gov.br
Reportagem, Raphael Costa
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev