BOLETIM DA SAÚDE: Campanha mobiliza população para participar das ações de prevenção ao HIV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem


SINOPSE:

O Boletim da Saúde desta semana apresenta mudanças no investimento em saúde mental. Também fala da campanha “Vamos Combinar”, que mobiliza a população para participar das ações de prevenção ao HIV. Por fim, temos o combate ao mosquito Aedes aegypti.

***************************

ABERTURA: Boletim da Saúde. Realização Rede Nacional de Rádio e Ministério da Saúde.

LOC EDMAR: Olá, Brasil! Estamos aqui novamente para compartilhar as ações que o Ministério da Saúde desenvolve para toda a população. Eu sou Edmar Soares e a partir de agora você fica sabendo quais são os destaques desta semana. É com você Débora Rocha!

LOC DÉBORA: Olá Edmar! Nesta semana a gente vai acompanhar aqui no Boletim da Saúde as mudanças no investimento em saúde mental. Também vamos falar da campanha “Vamos Combinar”, que mobiliza a população para participar das ações de prevenção ao HIV. Por fim, temos informações sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti. Que tal a gente começar o Boletim desta semana, Edmar, sabendo um pouco mais desta campanha do HIV?

LOC EDMAR: Ótimo Debora! Quem vai contar os detalhes pra gente é o repórter Luiz Philipe Leite. Vamos ouvir?!

[BG: “Hoje tá combinado. Tudo no esquema, tudo organizado. Vai ter samba, rock, sertanejo e, quem sabe, um luau improvisado. Tá combinado, tá protegido”].

REPÓRTER LUIZ PHILIPE: As ações de prevenção ao HIV estão rolando e você pode fazer parte desse combinado. Faça um passinho usando a música da campanha e poste o vídeo com a #Vamos Combinar. Seu vídeo pode aparecer na campanha, junto com o Dream Team. Para participar basta postar seu passinho no Instagram até o dia 22 de dezembro com a #Vamos Combinar. Deixe o seu perfil público! Só assim será possível achar o seu passinho. Marque o @minsaude e parta pro abraço. Tá combinado? Reportagem, Luiz Philipe Leite

[BG: “Tá combinado, tá protegido. Vamos combinar...”].

LOC EDMAR: Essa ação de prevenção vai ser sucesso!

Débora, falando em proteção, chegou a época do ano em que a gente tem que cuidar muito bem de qualquer local que possa ser foco do mosquito Aedes Aegypti.

LOC DEBORA: Pois é, Edmar, é nesta época do ano que esse pequeno inimigo mais se reproduz e, por isso, aumentam as chances de transmissão de dengue, chikungunya e zika!

LOC EDMAR: Mas é claro que, com a união de todos, a gente consegue evitar que esse mosquito volte a nascer. O repórter Luiz Philipe Leite, agora está conosco aqui no estúdio para lembrar algumas medidas de prevenção.

REPÓRTER LUIZ PHILIPE: Edmar, tudo começa dentro de casa. A gente tem que começar verificando se tem algum foco na cozinha, como aquela água que se acumula naquele compartimento em baixo das geladeiras mais antigas. Ainda dentro de casa, é preciso atenção com o ar condicionado, e com aqueles pratinhos que aparam os vasos de plantas. É só colocar um pouquinho de areia para resolver. Já do lado de fora da casa, a atenção precisa estar em reservatórios como as caixas d’água, nas calhas do telhado (que podem estar sujas), nos patinhos de água dos animais, ou qualquer outro local que possa acumular água, como garrafas, pneus, piscinas sem manutenção, ou lixo espalhado pelo jardim. Até mesmo uma simples tampinha de garrafa pode se transformar num criadouro do mosquito. Por isso, é preciso olho-vivo e apenas 10 minutinhos por semana para checar se a sua casa está livre do mosquito.

LOC DEBORA: E se você ouvinte, tem alguma dúvida sobre combate ao Aedes Aegypti, envie pra gente a sua pergunta.

LOC EDMAR: Ah! Bem lembrado Debora! Estamos com um novo canal! Agora o Boletim da Saúde tem um número de whatsapp! A sua duvida pode ser enviada para lá!

LOC DEBORA: Então lápis e papel na mão: 61, que é o código DDD de Brasília, 9-9288-9677. Repetindo: 61, código de Brasília, 9-9288-9677. Lembrando que você pode enviar qualquer dúvida sobre combate ao Aedes aegypti. Vamos responder no próximo programa e também nas nossas redes sociais.

LOC EDMAR: É isso ai. Envie agora mesmo a sua duvida em áudio para o numero de whatsapp: 61, código de Brasília, 9-9288-9677. Repetindo: 61, 9-9288-9677. E fique ligado nas nossas redes sociais e nos próximos Boletins da Saude!

LOC DEBORA: Falando em Saúde, vamos agora mudar de assunto e chamar o repórter Janary Damacena que tem novidades sobre a assistência em saúde mental. E isso Janary?

REPÓRTER JANARY: É isso mesmo, Debora! Nessa quinta-feira foi aprovada uma revisão na Política Nacional de Saúde Mental para fortalecer o atendimento com base comunitária. Uma das novidades é a criação do CAPS 24h, que vai prestar assistência de urgência e emergência no cuidado de situações de cenas de uso de drogas de forma multiprofissional e intersetorial. A proposta também pretende evitar a ampliação da capacidade já instalada de leitos psiquiátricos em hospitais especializados com o objetivo de fortalecer o processo de desinstitucionalização de pacientes que moram em hospitais psiquiátricos. A nova resolução foi aprovada pelo Ministério da Saúde e secretarias dos estados e dos municípios. O documento apresentado também garante a criação de diretrizes clínicas para linhas de cuidados, além de incentivar a pesquisa que apoia o setor.

LOC DEBORA: Obrigada pelas suas informações Janary. E com esse destaque a gente encerra o Boletim do Ministério da Saúde desta semana.

LOC EDMAR: É, Débora, chegou a hora da gente se despedir dos nossos ouvintes! Lembrando que para continuar acompanhando as notícias do Ministério da Saúde basta acessar o portal saúde.gov.br e as nossas redes sociais: facebook.com/minsaude e pelo twitter, @minsaude. Até o próximo programa, Débora!

LOC DÉBORA: Até lá Edmar! Ótima semana para você e para todos os ouvintes que acompanham as ações do Ministério da Saúde. E lembrem-se de enviar as dúvidas sobre combate ao Aedes para o nosso novo canal no whatsapp! 61, código de Brasília, 9-9288-9677. Repetindo: 61, código de Brasília, 9-9288-9677. Ótimo final de semana para todos e até o próximo Boletim da Saúde!

ENCERRAMENTO: Boletim da Saúde. Coordenação: Jacy Diello. Apresentação Edmar Soares e Débora Rocha. Edição Débora Rocha. Reportagem Luiz Philipe Leite e Janary Damacena. Trabalhos técnicos de Fabrício Lázaro e Ricardo Xavier. Realização Rádio Nacional de Rádio e Ministério da Saúde.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.