REPÓRTER: O mecânico de automóveis aposentado Luiz Sérgio sofreu violência psicológica por parte de um filho durante algum tempo. Após consultar o Estatuto do Idoso, Luiz Sérgio procurou seus diretos. O Estatuto do Idoso é uma forma de amparar os anciãos como ressalta o aposentado.
SONORA: Aposentado Luiz Sérgio.
“Só pelo fato de existir o estatuto já é uma forma de chamar atenção para aparar, se solidário, respeitar e fazer com que os idosos também ocupem seu espaço, seu lugar”.
REPÓRTER: Os idosos enfrentam vários problemas, dentre eles, extorsão, falta de respeito e maus tratos que seguem nos transportes coletivos, nos bancos e em casa com a violência familiar. No próximo dia 15 de junho, será comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data, instituída pela Organização Mundial da Saúde, tem o objetivo de sensibilizar a sociedade em prol do combate à violência contra idosos e a disseminação do entendimento da violência como violação aos direitos humanos. A Justiça paraense tem ajudado a combater a violência contra os idosos por meio da 1° Vara do Juizado Especial Cívil e Criminal da capital. À frente da coordenadoria dos Juizados Especiais, a desembargadora Vânia Bitar comenta que deve ser assegurado o direito do idoso.
SONORA: Desembargadora Vânia Bitar.
“Eles vêm aqui atrás de cidadania, atrás dos seus direitos, eles já estão mais conscientizados, porque a população de idosos está cada vez maior, a estimativa de vida das pessoas aumentou e eles estão cada vez mais conscientes dos seus direitos, inclusive com o Estatuto do Idoso,
REPÓRTER: As 1ª e 2ª Varas do Juizado Especial Cível e Criminal estão localizadas no campus da Universidade Federal do Pará, na Avenida Perimetral, no Bairro do Guamá em Belém. Outras informações pelo telefone 3229-7141. As denúncias de violência contra idosos pode ser realizadas gratuitamente pelo fone 181, o Disque-Denúncia, 24 horas por dia ou ir direto na sede da Delegacia de Proteção ao Idoso, na rua Avertano Rocha, n° 417, no Bairro da Cidade Velha, em Belém.
Reportagem, Storni Jr.