BELÉM (PA): Conciliação ajuda idosos a resolver pendências

A Jornada de Conciliação tem como objetivo solucionar processos que tramitam nas duas Varas do Juizado do Idoso de Belém, por meio dos métodos de conciliação e mediação. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A aposentada Lucimar da Silva, 66 anos, participou da Jornada de Conciliação do Juizado do Idoso e firmou um acordo judicial com a Celpa. Após a audiência, a dívida de oito mil reais foi extinta. Lucimar garante que ficou satisfeita com o resultado.

 
SONORA: Aposentada, Lucimar da Silva.
 
“A gente fez esse acordo porque para mim é melhor, porque eu tenho problema de vista, não posso estar andando toda hora para cá e a gente vai resolver tudo hoje, e eu não tinha condições de pagar. No momento que eles ligarem lá eu vou começar a pagar sem essa dívida, eu não vou pagar nada”.
 
REPÓRTER: A Jornada de Conciliação tem como objetivo solucionar processos que tramitam nas duas Varas do Juizado do Idoso de Belém, por meio dos métodos de conciliação e mediação. No Juizado do Idoso, 90% das demandas são relacionadas ao direito do consumidor, que envolvem bancos, operadoras de celular e a empresa Celpa. O juiz da 1ª Vara do Juizado do Idoso de Belém, Márcio Rebello, comenta os benefícios da conciliação.
 
SONORA: Juiz da 1ª Vara do Juizado do Idoso de Belém, Márcio Rebello.
 
“A conciliação é sempre uma medida que é incentivada pelo Poder Judiciário, é uma determinação do CNJ, de Brasília, e muito bem atendida pelo Judiciário local, pelo nosso Tribunal de Justiça. É benéfica para as partes, que resolvem o seu problema, que tem a solução do seu litígio, que tanto o afligia, principalmente se tratando de idosos, e para o Poder Judiciário, porque desafoga os processos, o acúmulo processual e implementa a celeridade”.
 
REPÓRTER: A Jornada de Conciliação do Idoso ocorre até 24 de agosto, no Fórum Cível de Belém, de oito da manhã às duas da tarde.  
 
Reportagem, Thamyres Nicolau
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.