BELÉM: Judiciário participa da Semana do Encarcerado

 Ocorre no auditório da Faculdade Integrada Brasil Amazônia, Fibra, em Belém, a Semana do Encarcerado.

  • Repórter
  • Data de publicação:
  • Atualizado em:

REPÓRTER: Julio Cezar, nome fictício do personagem, cumpre pena em um dos centros de recuperação do Pará. Mesmo assim Julio Cezar teve a oportunidade de realizar um curso e assim começar a mudar sua vida.
 
SONORA: Júlio Cezar, egresso de um dos Centros de Recuperação do Pará.
 
“É uma oportunidade boa pra cada um de nós, geralmente muitas pessoas não em essa oportunidade de chegar e fazer um curso devido às condições, mas pra gente que está lá naquele centro de recuperação, a vida nos trouxe uma oportunidade e realmente não devemos jogar fora.”
 
 REPÓRTER: Ocorre no auditório da Faculdade Integrada Brasil Amazônia, Fibra, em Belém, a Semana do Encarcerado. A ação é promovida pela Arquidiocese de Belém, Pastoral Carcerária e Prefeitura de Belém, em parceria com o Tribunal de Justiça do Pará e a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado, a Susipe. O encontro alcança a expectativa, como destaca o Juiz da 1ª Vara de Execuções Penais, Cláudio Rendeiro.
 
SONORA: Juiz da 1ª Vara de Execuções Penais, Cláudio Rendeiro.
 
 “Eu acredito que o encontro está alcançado a expectativa. Eu acho que o encontro é bom porque ele está bem heterogêneo, tem outras instituições, que não só o Poder Judiciário, participando,compreendendo.”
 
REPÓRTER: A Semana do Encarcerado tem como objetivo incentivar o trabalho para detentos e egressos através de palestras e o compartilhamento de experiências com estudantes universitários. Segundo o coordenador da Pastoral Carcerária, diácono Ademir da Silva, a pessoa que comete um delito não precisa ser segregada da sociedade.
 
SONORA: Coordenador da Pastoral Carcerária, diácono Ademir da Silva.
 
“A pessoa quando comete um delito ela não precisa ser simplesmente segregada da sociedade, mas ela precisa ter uma oportunidade de recomeçar a vida, é essa consciência que a sociedade tem tomado.”
 
REPÓRTER: A Semana do Encarcerado se encerra na sexta-feira, dia 15, com uma missa presidida às seis da tarde pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, na Basílica Santuário de Nossa de Senhora de Nazaré. Na ocasião será realizado o lançamento do Concurso de Pintura do Círio destinado à população carcerária.
 

Reportagem, Storni Jr.