SEGURANÇA: Para sindicado dos delegados do RJ, autonomia é única maneira de a PF servir somente à sociedade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As discussões sobre a autonomia da Polícia Federal estão ganhando forças a cada dia que passa. Uma Proposta de Emenda à Constituição que trata sobre o tema está tramitando na Câmara dos Deputados. Trata-se da PEC 412. Para o presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Rio de Janeiro, Rafael Barcia, a aprovação da proposta é a única forma de criar uma polícia que vai servir e trabalhar exclusivamente em favor da sociedade.
 
SONORA: Rafael Barcia, presidente do Sindepol - RJ
“Se a sociedade quer uma polícia que realmente possa investigar sem qualquer tipo de freio, uma polícia isenta, que não serve nem ao Estado, nem ao governador, nem ao presidente, essa polícia tem que ter autonomia. A autonomia é o pressuposto básico para que nós tenhamos uma polícia da sociedade”.
 
REPÓRTER: Se a PEC 412 for aprovada, a Polícia Federal deixar de estar vinculada ao Ministério da Justiça. Na avaliação de Rafael Barcia, a autonomia da instituição é fundamental para a democracia e para o combate à corrupção.
 
SONORA: Rafael Barcia, presidente do Sindepol - RJ
“A autonomia da polícia é fundamental para a construção de um Estado Democrático de Direito, para a construção de uma sociedade livre de corrupção. Todo esse processo de moralização do Brasil, pelo qual a sociedade clama, passa, obrigatoriamente, pela autonomia da polícia”. 
 
REPÓRTER: A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal divulgou uma carta para que os brasileiros manifestem o seu apoio à PEC 412. Você também pode contribuir com sua assinatura e ajudar na luta pela autonomia da PF. Basta acessar o site: adpf.org.br
 
Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.