SEGURANÇA: Para conter onda de insegurança, Força Nacional e Exército vão reforçar policiamento no Espírito Santo

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O governo federal autorizou, nesta segunda-feira (6), o envio de tropas do Exército e da Força Nacional de Segurança Pública ao Espírito Santo. O estado sofre, desde a última sexta-feira, uma onda de violência provocada pela falta de policiamento ostensivo, depois que um grupo de cerca de cem mulheres, esposas, namoradas e filhas de policiais, iniciaram um ato pedindo um reajuste salArial para a categoria. Desde então, os militares cruzaram os braços.

De acordo com a Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), em menos de 24 horas, somente na Grande Vitória, foram registrados 19 assassinatos.

Em todo o estado, desde sábado, foram registradas 37 tentativas de homicídios e, segundo informações do Sindicato dos Policiais Civis, aconteceram 52 mortes.

De acordo com o Ministério da Justiça, vão ser enviados 200 homens da Força Nacional, que devem chegar ao estado na madrugada desta terça-feira (7). Ao todo, serão deslocados 80 policiais do Rio de Janeiro e outros 120, de Brasília, acompanhados de viaturas.

Em entrevista coletiva, na tarde desta segunda-feira, o governador em exercício, César Colnago, do PSDB, falou sobre a troca no comando da Polícia Militar do estado.

SONORA:
César Colnago, governador em exercício
“Ao mesmo tempo, nós trocamos o comando para o nosso novo comandante Coronel Nylton Rodrigues, que também está tomando as providencias internas para que possa ser restabelecida a ordem e evidentemente a segurança da nossa população capixaba. De forma alguma, nós vamos aceitar esse tipo de atitude que é deixar a população desguarnecida de um serviço que é essencial, que é o serviço de segurança pública.”
 
REPÓRTER: Por conta da insegurança, a prefeitura de Vitória suspendeu a volta às aulas na rede municipal e o atendimento em todas as unidades de saúde da cidade. Até mesmo a vacinação contra a febre amarela está temporariamente suspensa.

Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.