SEGURANÇA: Desvincular a Polícia Federal do Ministério da Justiça é um ganho para todo o país, diz OAB de São José dos Campos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A Polícia Federal pode conquistar autonomia política e orçamentária, o que tornaria mais eficaz o combate à corrupção no Brasil. A medida é tratada na Proposta de Emenda à Constituição número 412, que tramita na Câmara dos Deputados.
 
Sendo o combate à corrupção uma das frentes de atuação mais fortes da PF, o debate sobre a aprovação da PEC 412 tem ganhado o apoio de órgãos e instituições em todo o Brasil. É o caso da Ordem dos Advogados do Brasil em São José dos Campos. Para Rodrigo Canelas, presidente da 36ª subseção OAB, desvincular a PF do Ministério da Justiça é um ganho para todo o país.
 
SONORA: Rodrigo Canelas, presidente da OAB de São José dos Campos
“Essa autonomia acarreta, sem dúvida, o fim desse controle finalístico do próprio Ministério da Justiça, que acaba prejudicando, e muito, o trabalho da Polícia Federal. Eu entendo que essa autonomia não é apenas saudável para o órgão da Polícia Federal, mas principalmente para a população e para nosso país, tendo em vista a situação que nós estamos vivenciando e constatando a cada dia”.
 
REPÓRTER: Na opinião de Rodrigo Canelas, presidente da OAB de São José dos Campos, a autonomia da Polícia Federal também vai fazer com que a população possa ter mais conhecimento sobre o trabalho que PF desenvolve no combate à corrupção.
 
SONORA: Rodrigo Canelas, Presidente da OAB de São José dos Campos
“Essa questão da autonomia gera até mesmo um reconhecimento em relação a esse trabalho bem executado e independente, que eu entendo como o mais importante dentro dos pressupostos que a Polícia Federal propõe”.
 
REPÓRTER: Você também pode manifestar seu apoio à PEC 412, para que os parlamentares saibam como a autonomia da PF é importante para a sociedade brasileira.  Para isso, basta assinar carta do povo brasileiro, documento de iniciativa da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, que pode ser encontrado na internet, no site: adpf.org.br

 

 
Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.