SEGURANÇA: Delegados vão administrar recursos de diárias e passagens gastos nas ações da PF

Salvar imagem

REPÓRTER: Uma portaria publicada pelo ministério da Justiça autoriza os Diretores-Gerais dos Departamentos de Polícia Federal a conceder diárias e passagens para as equipes que precisam se deslocar para executar os trabalhos da polícia. Para a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, a medida é um avanço que pode fortalecer as ações de combate ao crime da Polícia Federal. É que antes da publicação da portaria, apenas o ministério da Justiça poderia autorizar a liberação de recursos para cobrir despesas de diárias e passagens, como explica a diretora-regional da ADPF, em São Paulo, Tânia Pereira.
 
SONORA: diretora-regional ADPF-SP, Tânia Pereira.
 
“O decreto de 2012 previa que somente os ministros de Estado, no caso da PF, o ministério da Justiça poderiam autorizar despesas com diárias e passagens referentes a todos os deslocamentos do efetivo por prazo superior a 10 dias contínuos ou com mais de 40 diárias intercaladas por servidor no ano ou de mais de 10 pessoas para o mesmo evento”.
 
REPÓRTER: Para a ADPF, a nova regra vai ajudar a proteger o sigilo das investigações e agilizar os procedimentos da Polícia Federal durante as ações. A diretora-regional da ADPF, em São Paulo, Tânia Pereira, lembra que o direito de administrar a liberação dos recursos destinados para diárias e passagens é uma conquista importante dos delegados  e também, da Polícia Federal.
 
SONORA: diretora-regional ADPF-SP, Tânia Pereira.
 
“Trata-se de um pleito e uma conquista da ADPF, consistente na proteção do sigilo das operações policiais, além de garantir a eficiência da própria administração pública, tornando mais célere o procedimento para a realização de missões policiais. As viagens para o exterior continuam sob autorização do ministério da Justiça”.
 
REPÓRTER: No Congresso Nacional está tramitando um Projeto de Emenda Constitucional que prevê a autonomia administrativa e orçamentária da Polícia Federal. Entre outras garantias, a PEC 412 prevê que os recursos da instituição sejam administrados pelos delegados. Ou seja, eles vão investir os recursos destinados para a PF nas áreas de maior carência sem necessitar esperar por decisão do ministério da Justiça. Saiba mais na internet, no endereço pecdapf.adpf.org.br

Reportagem, Cristiano Carlos 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.